Sua empresa precisa compreender a diversidade


O mundo é uma complexa rede de pessoas com diferentes características, convicções e interesses. Essa diversidade é real e está nas ruas, nas escolas, nas empresas e dentro das nossas casas. Lidar com as diferenças já não é apenas uma maneira de aparecermos bem na foto, posando de modernos. É o que separará as organizações que atravessarão com sucesso a ponte do hoje para o amanhã. Você e sua empresa estão preparados?
“No ambiente atual das empresas, a diversidade não é apenas uma realidade diária para as organizações: é uma necessidade fundamental do negócio. Para competir em um mercado global altamente dinâmico, as empresas precisam atrair e reter talentos de um espectro bem amplo de países, grupos de idade e culturas. Dessa forma, o gerenciamento de diversidades tornou-se um imperativo estratégico,”, afirmam os professores Nuria Chinchilla Albiol e Hugo Cruz, do IMD da Suíça, em artigo para a revista Administradores.
De acordo com eles, o impacto vai muito além das políticas de recrutamento e contratação. “Mesmo assim, para muitas empresas, o gerenciamento de diversidades é encarado apenas como o preenchimento de certas quotas para a incorporação de 'minorias' e mulheres. No entanto, essa abordagem carrega um problema sério: o simples alcance da diversidade atual”, complementam.

Exemplo prático

A 3M é um exemplo muito interessante para entendermos esse tema. Com um portfólio bem amplo, a empresa atende os mais variados públicos e essa diversidade precisa ser refletida na forma como a empresa lida com as pessoas dentro e fora de seus escritórios e fábricas.
"Quando a gente pensa em 3M, a gente pensa num mundo muito complexo, que tem vários clientes, diversos mercados e, olhando para dentro, diversos tipos de profissionais, perfis diferentes. A gente trabalha num ambiente diverso dentro e fora", explica Cristiane Lo Ré, gerente de desenvolvimento de talentos.
Num contexto tão diverso, o grande desafio é enxergar a diversidade também de forma estratégica, para que todas as ações pensadas e implantadas nesse sentido sejam absorvidas pela cultura organizacional e, ao mesmo tempo, estejam alinhadas com a busca por resultados.
"Se um cliente tem um perfil diferente da pessoa que o atende, como você pode chegar a ele de uma maneira que faça sentido? Pensando nos mercados, o que um mercado tem de especial para oferecer um produto a ele? Diversidade não é só o que a gente trabalha internamente, como respeito às diferenças, mas uma maneira de fazer negócios", complementa Cristiane.

O papel da liderança

A implantação de estratégias de diversidade em qualquer organização - até mesmo num núcleo familiar - pode enfrentar resistências. Afinal, é também um processo de mudança e toca em aspectos delicados de foro individual de cada profissional. Nesse cenário, a liderança tem um papel fundamental.
"O líder tem uma responsabilidade muito grande. A liderança é o exemplo. É um modelo para a equipe. Em todo processo de mudança, sempre se começa trabalhando com a liderança", ressalta Cleide Cotrim, especialista em desenvolvimento de talentos da 3M Brasil.

Mas, afinal, o que é diversidade?

Muita gente costuma utilizar como sinônimos as palavras diversidade e inclusão. Mas a realidade é um tanto diferente. Incluir não significa, necessariamente, integrar e respeitar. E aí surge o problema. Cristiane dá um exemplo que ilustra de maneira bem didática essa questão. "Você pode ter diversos ingredientes para preparar um feijoada, mas se você mantiver esses ingredientes separados, não tem feijoada", ressalta.
"E se você simplesmente jogar os ingredientes lá, o resultado também não vai ser grande coisa. Diversidade e inclusão são, principalmente, uma questão de respeito. E ter respeito não é uma questão de escolha", complementa Cristiane.
Definitivamente, esse é um assunto difícil de esgotar em um único texto. Leve essa discussão para seu ambiente de trabalho, troque ideias com seus colegas e superiores. Como dica, deixamos aqui a sugestão deste curso do 3M Inovação, onde há um capítulo específico sobre diversidade.
http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/sua-empresa-precisa-compreender-a-diversidade/114181/

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *