Atitudes do líder no dia a dia



Em um primeiro momento, o termo chefe e líder acabam se confundindo pela hierarquia que ocupam, mas não é bem essa a verdade. Na visão da sua equipe ambos possuem características e resultados bem diferentes. 
O chefe geralmente é alguém que ascendeu na carreira, foi promovido e agora comanda um grupo de pessoas, em geral é conhecido pela maneira de centralizar o poder e estar focado apenas no lucro. Os profissionais do nível inferior ao dele, frequentemente sentem receio em falar de problemas e pedir conselhos. Na sua visão, o funcionário não faz mais do que a obrigação, faz questão de apontar os erros e não exita em responsabilizar a equipe por qualquer falha.
O líder é aquele profissional que vai junto, entende e demonstra que todos fazem parte de uma mesma estrutura. Tende a ser muito respeitado por seus funcionários pois não está focado apenas em resultados, mas como a equipe conseguirá alcança-los. Além de inspirar e motivar, é uma referência de atitude, definindo um bom ambiente de trabalho, disposto a valorizar as habilidades individuais, respeitar as dificuldades e trabalhar em conjunto para superá-las. Ele se responsabiliza quando algo da errado e divide o sucesso quando o resultado é alcançado.
Podemos dizer então que: Um líder pode ser um chefe mas o chefe não pode ser um líder.
Veja algumas atitudes que você pode aperfeiçoar para se tornar um excelente líder.

Feedback
Ser líder é: Reduzir erros e estimular soluções.
Esse pode ser o primeiro hábito que você desenvolva. Passar feedbacks constantes, estimula o funcionário ser mais eficiente além de corrigir qualquer falha em menor tempo. As vezes, esperar por uma reunião pode agravar uma pequena falha.

Compartilhar
Ser líder é: saber dividir com a equipe as informações, problemas e responsabilidades.
Além de delegar tarefas para a equipe, o líder deve compartilhar todos os aspectos do projeto, torna o ambiente de trabalho um local colaborativo, reduzindo o comportamento individualista e ampliando a sensação de pertencimento do sucesso da empresa.

Valorizar o humano
Ser líder é: entender que cada profissional tem suas habilidades.
Ele consegue identificar que o colaborador tem uma vida fora do trabalho, cada um com seus valores, exemplo: família, filhos ou estudos. Compreender a personalidade de cada um e de maneira franca, conscientizar da importância individual do trabalho, amplia a satisfação e valorização da empresa pelo funcionário.

Investir na carreira dos funcionários
Ser líder é: contribuir para o crescimento profissional.
Existem inúmeras maneiras de você investir na sua equipe, você pode oferecer treinamentos individuais, eventos em grupo ou compartilhando conhecimento.
O funcionário se sente valorizado quando a empresa incentiva o seu aprimoramento e consequentemente se compromete mais com a execução das tarefas.

Essas são algumas atitudes que se incorporadas ao seu dia a dia podem motivar e criar um ambiente próspero dentro da sua equipe.
Se você pudesse implementar hoje uma dessas atitudes, qual seria?
Felipe Andriolo
Minha missão é transformar diretamente a vida de 5 mil pessoas até dezembro de 2017. Consultor, Palestrante e Treinamentos: Atendimento ao cliente, Formação de Liderança, Motivação, Planejamento pessoal e profissional. felipe@andriolocoach.com.br | 55 11 944.472-077 | www.andriolocoach.com.br

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