Conhece-te a ti mesmo



Segundo a 5ª edição lançada em 2013 do Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK) do PMI (Project Management Institute)em seu apêndice X3 - Habilidades Interpessoais, define-se o processo de coaching como : "um meio de desenvolvimento da equipe do projeto para que alcance níveis mais altos de competência, desempenho e motivação", sendo ainda considerado como uma das habilidades interpessoais essenciais de um gerente de projeto. Nota-se que na 4ª edição de 2008 e anteriores, não é encontrada explicitamente nenhuma citação a este processo como um meio eficaz dentro da gestão de equipes dos projetos.
coaching, como processo de desenvolvimento de habilidades interpessoais, iniciou sua trajetória no RH de grandes corporações sendo indicado principalmente para alguns membros da alta direção, como uma alternativa mais evoluída do processo de mentoring, pois se vislumbrava como um método de autoconhecimento de habilidades e competências.
 Tive a oportunidade de presenciar a evolução desses processos de capacitação, dentro de uma grande corporação na década de 80, que já tratava como primordial para o sucesso de um empreendimento, não só o uso das ferramentas de gerenciamento de projetos como o dos processos de autoconhecimento para os membros da equipe. Porém, estas capacitações ainda eram designadas aos profissionais de forma seletiva de acordo com o tamanho dos projetos e de suas complexidades.
 Os projetos industriais e de TI tinham prazos muito longos de conclusão, e a responsabilidade pela capacitação da equipe formada era designada aos profissionais do RH das empresas, que a maior parte do tempo, estava distante fisicamente do empreendimento, mas tinha-se tempo para avaliações pessoais e elaboração de planos de desenvolvimento pessoal para os membros da equipe.
Entramos na era dos projetos de curta duração e ágeis, mas muitos com a mesma complexidade de execução dos projetos mais longos do passado.
 O processo de coaching integrado ao ambiente de gerenciamento de projetos tem como cliente “foco” o gerente do projeto, de modo a desenvolver ou despertar nele a capacidade de liderança e de motivá-lo para que ele possa motivar sua equipe. É acelerar a descoberta de suas habilidades e competências específicas para aquele projeto, potencializando resultados e transformando-o emLíder Coach.
 O coach experiente em gerenciamento de projetos é um parceiro essencial na expansão da visão holística do gerente, quanto à correta verificação do desempenho do projeto e de sua equipe, em relação a prazos, custos, riscos, qualidade e satisfação das partes interessadas, provendo a descoberta de direções mais curtas e objetivas a serem tomadas durante as fases do empreendimento ágil.
 A linguagem de gerenciamento de projetos entre o coach, o gerente do projeto e a equipe, torna-se única, acelerando a empatia e a confiança entre todos os envolvidos, tornando o processo muito mais efetivo, objetivo e direcionado.
 Cada vez mais torna-se necessário que o gerente de projetos se conheça para que possa conhecer o mais rapidamente possível cada membro de sua equipe.
 Conforme estava escrito no portal do Oráculo de Delfos na antiga Grécia: “Conhece-te a ti mesmo”...
David Lourenco Filho
Mais de 28 anos como Consultor em Gerenciamento de Projetos Industriais e de TI, com atuação em empreendimentos de grande porte para empresas no Brasil e na Malásia-Ásia (2 anos), liderando equipes multidisciplinares e realizando treinamentos/palestras. Certificado PMP e Mestre em Gerenciamento de Projetos pela George Washington University (GWU), com MBA em Administração Financeira pela FGV-RJ, Finanças pela Unicamp e Mercado de Capitais pelo IBMEC-RJ. Certificado como Auditor em Riscos com uso da ISO 31.000. Bacharelado em Ciências Atmosféricas pela UFRJ. Atua como Coach profissional/pessoal e analista comportamental, com formações pelo Instituto de Desenvolvimento Pessoal (INDESP) e pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Certificado pela European Coaching Association, International Association of Coaching e Internacional DISC Certification, com sólida formação em Programação Neurolinguística (PNL). Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga-SP. Sócio fundador da DC7 Gestão de Projetos e Treinamento Ltda desde 2004.

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/conhece-te-a-ti-mesmo/97995/

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *