10 Passos para Empreender com $ucesso

Neste ano de dificuldades e desemprego, recebi várias solicitações de orientação para montar um negócio. Muitas pessoas que perderam o emprego e receberam a sua rescisão estão juntando a vontade de ter um negócio próprio com a necessidade de fazer alguma coisa que faça o dinheiro entrar. De acordo com a Serasa Experian, 516.201 novos empreendimentos foram registrados no Brasil no primeiro trimestre de 2016, o maior número desde 2010.


Você, como a grande maioria dos brasileiros tem o sonho de empreender? Segundo pesquisa GEM do Sebrae de 2015, ter um negócio próprio é um dos principais sonhos do brasileiro. Ter um negócio próprio só perde para Viajar pelo Brasil, Comprar um Imóvel e Comprar um Carro.
Neste ano de dificuldades e desemprego, recebi várias solicitações de orientação para montar um negócio. Muitas pessoas que perderam o emprego e receberam a sua rescisão estão juntando a vontade de ter um negócio próprio com a necessidade de fazer alguma coisa que faça o dinheiro entrar. De acordo com a Serasa Experian, 516.201 novos empreendimentos foram registrados no Brasil no primeiro trimestre de 2016, o maior número desde 2010.
Criei uma palestra com este tema “Empreender com $ucesso” justamente para alertar os novos empreendedores e também aqueles que estão em um mercado muito mais competitivo, com menos dinheiro circulando. Quero reforçar que o volume de dinheiro diminuiu, mas ainda existe muito dinheiro circulando.
Existem vários empreendedores aumentando o faturamento em 2016, com criatividade, novos produtos ou atendendo outros mercados. Na mesma semana, atendi, dois clientes que, por estarem desempregados, queriam começar a empreender. Ambos escolheram comprar uma lanchonete montada.
O primeiro olhou um estabelecimento perto da casa dele para facilitar, em um bairro nobre. Vários são os passos que você deve tomar quando o estabelecimento já existe:
  1. Por que está a venda?
  2. Qual o histórico naquele local?
  3. Qual é o movimento naquele local?
  4. Qual foi o faturamento nos últimos 6 meses?
  5. Quais os custos do negócio?
  6. Como está a situação do CNPJ perante bancos, Fisco e principalmente o passivo trabalhista.
Ele me informou um valor de venda mensal e quando eu calculei, mostrei para ele que a renda mensal dos dois sócios do negócio seria menos de um salário mínimo por mês. Lógico que o negócio pode ser melhor trabalhado, mas deve-se ter cuidado para não trabalhar de graça. Ele desistiu e conversamos sobre uma alternativa, que ele deveria fazer um investimento menor, em um mercado que ele conhecia muito mais do que o ramo de lanchonete.
Uma outra empreendedora faria uma oferta a outra lanchonete. Ela estudou o local, fez o teste drive de acompanhar o negócio e conversar com todas as funcionárias.
 Se você vai começar um negócio do zero aqui está alguns passos:
  1.  Não entre no negócio só para ganhar dinheiro! Se você não tem nenhuma afinidade com a atividade, muito cuidado.
  2. Faça um plano de negócios. Monte sua empresa no papel em primeiro lugar, assim facilita a tomada de decisão.
  3. Estude bem o mercado em que vai atuar. Faça cursos de empreendedorismo. Indico principalmente o Empretec do Sebrae.
  4. O mercado exige criatividade. Se você fizer o mesmo que já existe, poderá ter dificuldades.
  5. No planejamento financeiro separe seu orçamento pessoal do orçamento da empresa.
  6. O ideal é que você tenha uma reserva que supra pelo menos 6 meses, dos seus gastos pessoais.
  7. Não trabalhe de graça! Seu negócio tem que pagar o seu salário.
  8. Certamente você vai trabalhar mais como empreendedor do que quando era funcionário.
  9. Eu não conheço um trabalho em que no início se ganha dinheiro fácil.
  10. Mesmo que você trabalhe com franquia ou Marketing Multi Nível, você não tem garantia de sucesso.
Eu sou empreendedor e já fui assalariado. Estou muito mais realizado e bem remunerado hoje, contudo o caminho não é fácil.
Detalhe importante: Se você é empreendedor e passa por dificuldades faça de tudo para não fechar. O mercado vai melhorar e quem sobreviver agora sairá mais forte no próximo ciclo de crescimento.
Empreender com $ucesso esta é a meta.

Erasmo Vieira
Mestre em Administração com o tema "Qualidade de Vida e Endividamento" autor do livro Viva em Paz com seu Dinheiro Palestrante do Sebrae e Coaching Financeiro
www.erasmovieira.com.br
http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/10-passos-para-empreender-com-ucesso/98532/

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *