Neste ano de dificuldades e desemprego, recebi várias solicitações de orientação para montar um negócio. Muitas pessoas que perderam o emprego e receberam a sua rescisão estão juntando a vontade de ter um negócio próprio com a necessidade de fazer alguma coisa que faça o dinheiro entrar. De acordo com a Serasa Experian, 516.201 novos empreendimentos foram registrados no Brasil no primeiro trimestre de 2016, o maior número desde 2010.
Você, como a grande maioria dos brasileiros tem o sonho de empreender? Segundo pesquisa GEM do Sebrae de 2015, ter um negócio próprio é um dos principais sonhos do brasileiro. Ter um negócio próprio só perde para Viajar pelo Brasil, Comprar um Imóvel e Comprar um Carro.
Neste ano de dificuldades e desemprego, recebi várias solicitações de orientação para montar um negócio. Muitas pessoas que perderam o emprego e receberam a sua rescisão estão juntando a vontade de ter um negócio próprio com a necessidade de fazer alguma coisa que faça o dinheiro entrar. De acordo com a Serasa Experian, 516.201 novos empreendimentos foram registrados no Brasil no primeiro trimestre de 2016, o maior número desde 2010.
Criei uma palestra com este tema “Empreender com $ucesso” justamente para alertar os novos empreendedores e também aqueles que estão em um mercado muito mais competitivo, com menos dinheiro circulando. Quero reforçar que o volume de dinheiro diminuiu, mas ainda existe muito dinheiro circulando.
Existem vários empreendedores aumentando o faturamento em 2016, com criatividade, novos produtos ou atendendo outros mercados. Na mesma semana, atendi, dois clientes que, por estarem desempregados, queriam começar a empreender. Ambos escolheram comprar uma lanchonete montada.
O primeiro olhou um estabelecimento perto da casa dele para facilitar, em um bairro nobre. Vários são os passos que você deve tomar quando o estabelecimento já existe:
- Por que está a venda?
- Qual o histórico naquele local?
- Qual é o movimento naquele local?
- Qual foi o faturamento nos últimos 6 meses?
- Quais os custos do negócio?
- Como está a situação do CNPJ perante bancos, Fisco e principalmente o passivo trabalhista.
Ele me informou um valor de venda mensal e quando eu calculei, mostrei para ele que a renda mensal dos dois sócios do negócio seria menos de um salário mínimo por mês. Lógico que o negócio pode ser melhor trabalhado, mas deve-se ter cuidado para não trabalhar de graça. Ele desistiu e conversamos sobre uma alternativa, que ele deveria fazer um investimento menor, em um mercado que ele conhecia muito mais do que o ramo de lanchonete.
Uma outra empreendedora faria uma oferta a outra lanchonete. Ela estudou o local, fez o teste drive de acompanhar o negócio e conversar com todas as funcionárias.
Se você vai começar um negócio do zero aqui está alguns passos:
- Não entre no negócio só para ganhar dinheiro! Se você não tem nenhuma afinidade com a atividade, muito cuidado.
- Faça um plano de negócios. Monte sua empresa no papel em primeiro lugar, assim facilita a tomada de decisão.
- Estude bem o mercado em que vai atuar. Faça cursos de empreendedorismo. Indico principalmente o Empretec do Sebrae.
- O mercado exige criatividade. Se você fizer o mesmo que já existe, poderá ter dificuldades.
- No planejamento financeiro separe seu orçamento pessoal do orçamento da empresa.
- O ideal é que você tenha uma reserva que supra pelo menos 6 meses, dos seus gastos pessoais.
- Não trabalhe de graça! Seu negócio tem que pagar o seu salário.
- Certamente você vai trabalhar mais como empreendedor do que quando era funcionário.
- Eu não conheço um trabalho em que no início se ganha dinheiro fácil.
- Mesmo que você trabalhe com franquia ou Marketing Multi Nível, você não tem garantia de sucesso.
Eu sou empreendedor e já fui assalariado. Estou muito mais realizado e bem remunerado hoje, contudo o caminho não é fácil.
Detalhe importante: Se você é empreendedor e passa por dificuldades faça de tudo para não fechar. O mercado vai melhorar e quem sobreviver agora sairá mais forte no próximo ciclo de crescimento.
Empreender com $ucesso esta é a meta.
Erasmo Vieira
Mestre em Administração com o tema "Qualidade de Vida e Endividamento" autor do livro Viva em Paz com seu Dinheiro Palestrante do Sebrae e Coaching Financeiro
www.erasmovieira.com.br
http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/10-passos-para-empreender-com-ucesso/98532/