A competitividade atual, aliada a dificuldade que o mercado enfrenta exigirá além de conhecimentos, uma ampla vontade de mudar. O empreendedorismo é a fusão de ideias e ações que geram oportunidades, e neste momento tem sido um grande aliado para o aumento da capacidade econômica.
A explosão do empreendedorismo deu-se pelo crescente número de demissões. Atento a este novo cenário, os novos empreendedores, aqueles que diante da realidade, saem de suas profissões assumindo outras funções, ajudando a montar uma perspectiva local.
Pensando nesta triste situação, as instituições de ensino superior exercem papel importantíssimo na criação, divulgação e motivação dos acadêmicos. A Faculdade Estácio criou uma feira de empreendedorismo que tem como objetivo, despertar os alunos para a compreensão do cenário atual e futuro, pensando em diminuir despesas e aumentar lucratividades.
E ainda inseriu em sua grande curricular, a disciplina Planejamento de carreira de sucesso, levando o acadêmico a refletir sobre: sua profissão, o mercado internacional, nacional e local, nicho de mercado (pequena parte do mercado ainda não explorada), o que fazer para ser competitivo, qual perfil exigido hoje, entre outros.
De certo, o que as novas gerações precisam entender é que : para está amanhã no mercado , é necessário sabermos o hoje. Todos somos Empreendedores...ou podemos ser.