
Conhece algum empreendedor que diz que sem muito dinheiro não é possível
começar um negócio? Este é um mito comum entre as pessoas que pretendem
começar um negócio. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor
(GEM 2015), quatro em cada dez brasileiros estão relacionados com a
criação de uma empresa. Estar preparado e conhecer este universo
aumentam as chances de sucesso.
Com a ajuda de Thiago de Carvalho, professor de empreendedorismo
da Educação Executiva do Insper, e Marcelo Aidar, professor do Centro
de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGVcenn) da Escola de
Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas,
selecionamos os sete mitos mais comuns que você deve abandonar para
abrir um negócio.
1. Empreendedor já nasce sabendo
Alguns estudos já avaliaram se o empreendedorismo está no DNA. Para os
especialistas, empreender é algo que pode ser aprendido. “Um dos
primeiros mitos é que o empreendedor é um caro nato, que já nasce
empreendedor. A verdade é que embora tenha traços de personalidade que
ajudem, empreender é uma trajetória de acertos e erros que acabam
moldando a pessoa”, diz Aidar.
Para Carvalho, educação é essencial, mas não existe uma medida ideal.
“Não existem cursos de graduação em empreendedorismo. Não precisa
estudar formalmente para ser empreendedor, mas é importante buscar
informação e pesquisar.”
2. Empreendedor tem flexibilidade e vida tranquila
Empreender na aposentadoria ou em busca de mais tempo com a família
pode ser uma grande armadilha. “Isso é um grande mito. A vida pode ser
melhor em alguns aspectos, mas não significa menos trabalho. Geralmente,
o empreendedor trabalha 12 horas diárias. Nenhuma empresa pode obrigar
um funcionário a trabalhar isso”, diz Aidar. Carvalho explica que
existe, sim, uma flexibilidade, mas ela é limitada. “Existe uma
flexibilidade porque não ele tem que responder para ninguém nem bater
ponto, mas é menor do que se pensa”, afirma.
3. Sem dinheiro, não dá
Capital costuma ser um ponto de dúvida entre os novos empreendedores.
Muitos postergam uma ideia até ter todo o dinheiro necessários. Para os
professores, isso pode ser apenas uma desculpa. “É um mito você dizer
que não teve sucesso por falta de dinheiro. A gente sabe que excesso de
recursos pode ser prejudicial para o empreendedor, já que ele pode ser
inovador e encontrar soluções mais baratas quando não tem recurso”, diz
Aidar. Muitas vezes, com pouco dinheiro e muita ajuda, é possível
colocar um negócio em pé. “Muita gente fica atrás de R$ 500 mil e, se
não tiver isso, não começa nem a planejar”, explica Carvalho.
4. Não vai dar certo
Contar sua ideia de negócio para mais gente é benéfico, porque traz
retornos e possibilidades novas. Mas, por outro lado, atrai todo tipo de
opinião. “As pessoas acabam ouvindo conselhos que são verdade em
diferentes momentos da empresa. Muitos falam sobre motivação, que basta
ter vontade. Mas, a partir do momento em que entra em atividade, o
empreendedor precisa colocar a mão na massa e executar”, diz Carvalho.
Para ele, é comum também que as pessoas passem suas frustrações aos
novos empreendedores. “Eu acredito que as pessoas pegam suas frustrações
e colocam nas outras. A gente tem insucessos em qualquer nível e o
conceito de sucesso é bem relativo. Por isso, as grandes verdades são
perigosas”, diz.
5. Empreendedor se joga de cabeça
Outro mito comum é que empreendedor precisa correr riscos o tempo
inteiro. “Ele é, de fato, mais aberto a risco, mas não aceita qualquer
um. Empreendedor sabe ponderar onde correr riscos”, diz Aidar. O outro
lado da moeda, segundo Carvalho, é que o empreendedor deve planejar
muito. Geralmente, o planejamento dura de quatro meses a um ano. “Às
vezes, para planejar muito, ele fica paralisado”, diz. O melhor
termômetro nos dois casos é ouvir o mercado. Converse com pessoas que
conhecem seu setor e busque opiniões relevantes.
http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/03/5-mitos-sobre-empreendedorismo-que-voce-deve-esquecer.html