AÇÃO AMBIENTAL RECOLHE MICRO LIXO NA PRAIA DO PERÓ

Mais de duas mil bitucas de cigarro, deixadas na praia por banhistas, estavam entre o micro lixo que foi recolhido por voluntários, neste sábado, na praia do Peró, em Cabo Frio, onde foi realizada a segunda etapa da Ação Ambiental 2016 da Região dos Lagos. Durante cinco horas, voluntários recolheram mais de 60 itens diferentes de micro lixo, com destaque para as bitucas, canudinhos e copos de plástico, tampinhas de garrafa, no total de seis mil itens. A próxima e última ação acontece dia 13, a partir das 9h, na Praia das Conchas.
Os voluntários também fizeram a limpeza do jardim de ipomeas (plantas fixadoras de dunas) em frente ao Hotel Paradise Praia (em construção). Cultivado pelo movimento Ondas do Peró, que participou da ação, o jardim está todo florido e a intenção dos ambientalistas é que jardins semelhantes sejam criados em outros trechos da praia, que busca a Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade de praias.
Segundo o ambientalista Paulo Bayer, a ação na Praia do Peró obteve resultado excelente, pois, além de coletar o micro lixo, conscientizou boa parte dos banhistas de que todos podem colaborar na construção de um ambiente melhor nas nossas praias. Na tenda da ação, o micro lixo coletado foi separado e coletado e foi feita distribuição de mudas de plantas típicas da restinga.
praia_do_pero
— Somente com o apoio da sociedade os organismos públicos poderão mudar este quadro de degradação dos nossos banhistas. Além de deixar a praia com um aspecto ruim, o mico lixo demonstra a falta de educação de quem deixa detritos na areia e é fatal para os animais marinhos. Levar um saquinho para coletar o lixo produzido na praia é fundamental – alertou.
Os voluntários também fizeram o cadastramento de todos os quiosques da praia e obtiveram de alguns deles o apoio para as futuras campanhas ambientais e para o projeto da Bandeira Azul. Os Amigos do Peró, movimento que defende a preservação da praia, apresentou os protótipos do porta guimbas (bitucas) e do puxa saco da praia (onde as pessoas poderão pegar sacos para acondicionar o lixo. O quiosque do Zé já aderiu ao projeto.
Participaram da ação representantes do grupo de educação ambiental do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS). A secretaria municipal do Meio Ambiente instalou totens com saquinhos para coleta de lixo e bloqueou o acesso para carros no calçadão da praia.Também apoiaram a ação a fundação Alphavile, o projeto ecológico Pau Brasil e o projeto Trilha Viva.
Com as informações Meio Ambiente Rio
http://meioambienterio.com/2016/02/13557/acao-ambiental-praia-do-pero/

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *