Você pode estar pensando que a sigla MIG, da tríade do empreendedorismo, se refere a uma aeronave de combate russa – que é um caça interceptador, que tem várias versões, entre elas o MiG-35, utilizado pelos pilotos da Força Aérea russa –. Porém, não é nada disso é algo bem melhor.
No dia a
dia as pessoas, sem perceber, são empreendedoras, seja por meio dos seus
estudos em busca de uma profissão, seja por meio da aquisição de um
imóvel ou até mesmo em suas escolhas diárias. O termo empreendedorismo, muito utilizado
no âmbito empresarial, está relacionado com a criação de empresas ou
novos produtos e serviços; mas, não é somente isso, porque pode ser
também a identificação de uma oportunidade para desenvolver um novo
mercado, usar uma nova matéria-prima ou desenvolver um novo meio de
produção.
Por isso, para quem pretende se tornar um
empreendedor é muito importante saber os três pilares do
empreendedorismo que eu defini como: oportunidade, vontade e habilidades.
E, para que você possa entender esses três pilares: apresento o exemplo
do empresário Flávio Augusto da Silva que, antes de montar o seu
próprio negócio – escola de idiomas Wise Up –, trabalhou em uma escola
de idiomas.
Assim, quando decidiu abrir a sua escola de idiomas, já possuía experiência, conhecimento e capacidade – que são as habilidades –; quando vislumbrou uma demanda não atendida ou mal atendida no nicho de aulas de inglês para adultos, surgiu aí uma oportunidade
de mercado; e, por fim, quando acreditou no seu projeto e colocou em
prática a criação da escola de idiomas Wise Up – que se tornou um
sucesso e foi replicada por meio de franquias – observa-se aí, à vontade.
No entanto, para que o seu negócio se torne
um empreendimento fora de série – como à Microsoft, do Bill Gates;
Apple, do Steve Jobs; Google, do Larry Page e Sergey Brin; Facebook, do
Mark Zuckerberg; e Wise Up e o Grupo Multi Educação, dos nossos
brasileiros Flávio Augusto da Silva e Carlos Wizard Martins,
respectivamente; e tantas outras empresas –, além dos três pilares do
empreendedorismo – oportunidade, vontade e habilidades –, já citados, também, é importantíssimo utilizar as ferramentas que eu padronizei como a tríade do empreendedorismo: MIG.
Você pode estar pensando que a sigla MIG,
da tríade do empreendedorismo, se refere a uma aeronave de combate russa
– que é um caça interceptador, que tem várias versões, entre elas o
MiG-35, utilizado pelos pilotos da Força Aérea russa –. Porém, não é nada disso; é algo bem melhor, pois se trata de uma sigla que corresponde a: Marketing, Inovação e Gestão. São essas três ferramentas que irão contribuir para que um negócio se torne bem-sucedido.
Marketing
Existem vários conceitos de marketing como, por exemplo: “satisfazer às necessidades e os desejos dos clientes”. Assim, marketing significa gerenciar os negócios tendo como foco o cliente, isto é, o cliente em primeiro lugar. Mas,para que isso ocorra é necessário que sejam agregados valores aos produtos e serviços. Sendo assim, para que você possa entender o
que é agregar valor irei citar o seguinte exemplo: imagine dois
taxistas, embora, ambos estejam na mesma cidade; na mesma semana; e no
mesmo segmento de prestação de serviço; no entanto, um profissional está
em uma baita crise – porque os clientes sumiram – e o outro com os seus negócios de vento em popa.
Por que isso ocorreu? Porque na primeira
situação o taxista se preocupou tão somente com o serviço de transportar
sem agregar nenhum valor a esse serviço, ao passo que o segundo
taxista, ao invés disso, teve como foco o cliente;
executou um excelente serviço de atendimento e relacionamento: foi
gentil, ofereceu ar-condicionado regulado ao gosto do freguês, deixou o
cliente escolher entre o rádio ou mp3, emprestou o seu celular quando o
do cliente não funcionou, ofereceu bombons, água, jornais, etc. Dessa forma, agregou valor ao serviço e,
com esses procedimentos, acabou surpreendendo e encantando o cliente; e o
nome de tudo isso se chama marketing. Além disso, é importante saber que o
conceito de marketing fundamenta-se em quatro pilares: mercado-alvo,
necessidades dos consumidores, marketing integrado e rentabilidade.
- Mercado-alvo – toda a empresa tem que definir qual é o segmento do mercado que ela pretende atender. Com certeza as empresas irão trabalhar melhor quando definirem, cuidadosamente, os seus mercados-alvos e prepararem um programa de marketing sobre medida para esse segmento.
- Necessidades dos consumidores – definido o mercado-alvo a empresa tem que prospectar tendências e aproveitar as oportunidades desse mercado, com a finalidade de buscar quais são às necessidades e os desejos dos consumidores-alvos.
- Marketing Integrado – ele ocorre quando todos os setores da empresa trabalham em conjunto com procedimentos de marketing alinhados visando atender os interesses dos consumidores.
- Rentabilidade – o propósito final do conceito de marketing é ajudar as organizações a atingirem suas metas. Por fim, tratando-se de empresas privadas, a principal meta é o lucro, mas, esse lucro deve ser obtido por meio da satisfação dos consumidores e não apenas pelo volume de vendas dos produtos.
Inovação
Uma cultura de inovação nas empresas
consiste em gerenciar vários fatores, tais como: processos, recursos
financeiros, marketing, estratégias, aspectos comportamentais,
competências, ambientes, etc; a fim de aplicar práticas de ideias que
podem gerar resultados na forma de ganhos financeiros, redução de custos
e valor para os clientes.
Certamente, que em segmentos com forte
concorrência investir em inovação, lançando produtos inéditos no
mercado, é um dos caminhos mais seguros e rentáveis para que uma empresa
se torne bem-sucedida e líder no seu mercado de atuação. Cito como exemplo a empresa Apple, do
SteveJobs, falecido em 2011, que se tornou um ícone no segmento da
tecnologia. Uma vez que a sua preocupação com a excelência dos seus
produtos atraiu muitos clientes e fez com que a Apple se tornasse a
marca mais valiosa do mundo.
Gestão
Pode-se dizer que a gestão de uma empresa
consiste em administrar ou gerenciar pessoas e processos com
planejamento, organização, direção e controle para atingir objetivos
comuns de forma eficiente e eficaz. As empresas são basicamente constituídas de pessoas e processos;
se você tem uma equipe excelente, mas, os resultados não são
satisfatórios é porque está havendo falhas nos processos; porém, ao
contrário, se a empresa tem excelentes processos e a sua empresa não
está bem, o problema é com a sua equipe. Dessa forma, para que uma
empresa seja bem-sucedida é imprescindível que tenha excelentes equipes e
processos.
Em princípio, parece uma coisa óbvia e, na
realidade, é uma coisa óbvia; contudo, não é bem assim que as empresas
encaram isso, haja vista o grande número que entram em concordata e
falência. No entanto, para ter excelentes equipes é
necessário que o setor de recursos humanos invista em talentos, para
isso é necessário que as empresas tenham um objetivo bem definido na
hora da contratação, porque as pessoas que compõem essas equipes passam a
ter um diferencial importantíssimo. Sendo assim,
atrair, desenvolver e reter talentos passa a ser uma obrigação para as
empresas que desejam se tornarem as melhores do mercado.
Portanto, em seus negócios tenha atitude, surpreenda e encante o cliente ao aplicar à tríade do empreendedorismo – marketing, inovação e gestão –, de
forma contínua e focada no cliente a sua empresa, agora sim, como um
MiG-35 irá decolar e alçará voo o mais alto possível; navegará em um céu
de brigadeiro; e ficará sempre à frente da concorrência.
https://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/a-triade-do-empreendedorismo-mig/92801/
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