Empreendedorismo se aprende na escola



Empreendedorismo se aprende na escola 

Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. E isso que alunos da escola Externato São José de Atibaia estão aprendendo na prática. No último sábado, os pequenos puderam arregaçar as mangas e entender um pouquinho mais sobre este universo de maneira descomplicada através da “Feira de Empreendedorismo”, que reuniu alunos de diferentes séries, com propostas comerciais diferentes e ali puderam lidar com fluxo de caixa, atendimento, estoque e tudo o que envolve o setor.

            A sociedade contemporânea vem cada vez mais exigindo pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, que tenham capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações.
Para o diretor administrativo do Externato São José, Maurício Alberto de Freitas, por causa dessa realidade, a Educação Empreendedora passou a ocupar uma posição estratégica no campo econômico e social no cenário brasileiro. É fundamental aprender sobre empreendedorismo. 

Exemplo desse desenvolvimento do espírito empreendedor despertado nos alunos é a aluna Isadora Terra do 6º ano, que ficou na barraca de sua turma que vendeu cachorros-quentes e literalmente colocou a mão na massa. “A escola nos emprestou um valor e com ele compramos os ingredientes para preparar os lanches. Depois de vendermos, devolvemos o dinheiro emprestado e o que sobrou foi o nosso lucro”, explicou.
            Isadora, ou Isa, como é chamada pelas amigas é um exemplo claro de que engana-se quem pensa que o assunto finanças deve fazer parte somente da vida de adultos. A nossa evolução e amadurecimento, que é conquistado através do tempo, de experiências e da busca pelo conhecimento, assemelham-se muito com a nossa educação financeira, que desenvolve-se à medida que nos propusemos a fundamentá-la. Saber administrar o próprio dinheiro, levar em consideração o meio ambiente na prática do consumo e ganhar noções de empreendedorismo são vantagens interessantes do cultivo desse tema nas crianças e jovens. E por isso o Externato São José prioriza pela prática.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Externato São José Atibaia
http://www.jcatibaia.com.br/site/noticia/educacao/20104/empreendedorismo-se-aprende-na-escola.html

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *