Você sabia que estudar filosofia pode ser benéfico para os mais jovens?


Filosofar sobre filosofia. Muitos jovens olham para esta disciplina com algum desdém e são poucos os que pretendem aprofundar os seus conhecimentos e ficar mais próximos de Aristóteles.
Mas a Filosofia é importante. Importante ao ponto de conseguir ser benéfica para os mais novos, como diz o jornal El País.
Depois de ter conversado com vários especialistas (filósofos e professores), a publicação espanhola listou onze motivos pelos quais os mais novos só têm a ‘ganhar’ com a Filosofia.
1. Ajuda a tomar decisões – uma vez que o pensamento é puro e simples, a disciplina pode ser bastante útil no cotidiano, ajudando a tomar decisões mais ponderadas e corretas.
2. Molda o adulto – é a partir do momento em que a Filosofia entra na rotina dos jovens que estes começam a moldar-se como adultos.
3. Cria resistência as manipulações – assim que são estudadas todas as premissas da Filosofia, os jovens ficam mais capazes de resistir a discursos enganadores e manipuladores.
4. Ensina a criar – as bases da Filosofia permitem que os jovens sejam, passados uns anos, capazes de criar soluções alternativas, seja no dia-a-dia ou no trabalho.
5. Ensina o benefício da dúvida – com a Filosofia, o ceticismo nunca será a única opção.
6. Ensina o valor dos objetos – ter um iPhone e não compreender tudo o que o aparelho representa (mão de obra, venda, peso no mercado, utilidade, etc) é algo que acontece a quem não dá valor aos ensinamentos da Filosofia, diz a publicação.
7. Cria melhores cidadãos – conhecer o sentido de democracia, de discurso, de entendimento e de hipótese é algo que a Filosofia oferece.
8. Estimula comportamentos mais corretos – uma ação, uma consequência. Nada mais e a Filosofia permite compreender isso.
9. Bane a passividade à desigualdade – segundo o El País, a Filosofia fornece aos mais jovens bases para compreender injustiças.
10. Ajuda a melhorar as notas - uma vez que a Filosofia ‘abre horizontes’ e estimula a capacidade de compreensão, é possível que os jovens atentos a esta disciplina tenham melhores resultados a outras matérias, como História.
11. Ensina a discursar – o dom da palavra e da compreensão são as chaves da Filosofia.
http://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/158984/voce-sabia-que-estudar-filosofia-pode-ser-benefico-para-os-mais-jovens

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *