Um logotipo é algo essencial para a construção da imagem de uma
empresa. Além de transmitir uma breve ideia do que é a marca, o logo
auxilia o consumidor a fixar a empresa na memória. Esse fato é
valorizado principalmente pelas multinacionais, que exportam seus
produtos para diversos países e continentes, onde o significado dos
símbolos varia.
Por mais simples que aparentem ser, a realidade é que os mais famosos
logos do mundo resultam de trabalhos complexos de designers. Além da
boa aparência estética, o logotipo deve ter um significado próprio, como
também uma mensagem a ser transmitida aos consumidores. Tudo isso é
pensado através de cores, formas e mínimos detalhes que podem ser
compreendidos pelo cérebro humano.
A Apple, por exemplo, é reconhecida mundialmente pela maçã mordida.
Para os cristãos, ela poderia ser uma referência à história de Adão e
Eva; ou ser para os cientistas uma homenagem a Isaac Newton. No entanto,
o designer encerrou o mistério ao explicar que a mordida tem uma função
pragmática: dar escala ao desenho. Sem ela, o símbolo poderia parecer
uma cereja quando fosse utilizado em menor escala.
Mas a Amazon é uma das empresas que esconde um porque atrás de seu
logo aparentemente simples. A seta que liga as letras A e Z da palavra
estão ali por um motivo: representar a variedade de produtos que a
empresa têm a oferecer. Algo parecido foi feito pela Unilever, que
reuniu em seu logo vários desenhos que representam suas áreas de
atuação.
Outras empresas, como a Pinterest e a Beats , transformaram objetos
do cotidiano em suas logos - isso, é claro, de uma maneira disfarçada e
minimalista. O “P” do Pinterest tem a forma de um “pin” - tipos de
alfinetes que servem para fixar papéis num quadro; e o “B” do logo da
Beats na verdade é a imagem lateral de uma cabeça usando fones de
ouvido.
Já a Vaio, da Sony, e a BMW, transmitem um pouco de suas histórias
através dos logos. A grafia da Vaio simboliza a evolução do analógico,
com as ondas das duas primeiras letras, para o digital, com as letras I e
O formando o 1 e o zero do código binário. Enquanto isso, a BMW honra
sua origem na aviação. O círculo dividido em 4 partes representa uma
hélice girando - sendo os espaços azuis o céu, e os brancos as hélices.
http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/voce-sabia-que-esses-logos-tem-mensagens-subliminares/103414/
Comentários
Postar um comentário