Já decidiu o que vai acontecer à sua conta de Facebook quando morrer?


A pergunta pode ser mórbida, mas a questão é pertinente. A ferramenta Legacy Contact vai permitir-lhe decidir atempadamente o que deve acontecer ao seu legado digital no Facebook. Lançada em Fevereiro deste ano, a opção fica agora disponível na Europa.
O Legacy Contact chegou à Europa. Trata-se de uma ferramenta que permite decidir se a sua conta de Facebookdeve ser apagada ou atribuída a alguém a quem confie para a gerir no caso de não o poder fazer, informa a empresa em comunicado enviado às redacções. O Legacy Contact foi lançado inicialmente nos EUA, e mais tarde no Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia.


No caso de não querer que a sua conta seja simplesmente apagada após o seu falecimento, pode atribuir a gestão a uma pessoa da sua confiança.


Assim que o Facebook é informado sobre a morte do dono da conta, a respectiva página é transformada num género de conta memorial e a pessoa nomeada como responsável pelo "legado digital" poderá escrever uma publicação (de tributo ou com informações práticas sobre as cerimónias fúnebres) na sua página, responder a pedidos de amizade e actualizar a fotografia de perfil e de capa. Não será possível, no entanto, entrar com as credenciais da pessoa falecida, ou ler mensagens privadas.


A opção Legacy Contact permite ainda ao dono da conta decidir se quer dar permissão à pessoa responsável pelo seu legado digital para descarregar um arquivo das fotografias, publicações e informação de perfil partilhada no Facebook.


Até ao momento, o Facebook oferecia uma conta do tipo memorial básica que não podia ser gerida por terceiros. Agora, a empresa optou por alargar as possibilidades deste tipo de contas e redesenhar as páginas, de modo a que passem a ter a expressão "Remembering" ("Em memória de" ou "Lembrando", em tradução livre) por cima do nome da pessoa falecida.


Para definir o que deve acontecer à sua conta de Facebook basta abrir a opção "Definições", entrar em "Segurança" e depois escolher "Contacto Legado", o equivalente a "Legacy Contact" em português.


Ao entrar, pode optar por eliminar a conta de forma permanente ou definir um contacto que terá a responsabilidade de gerir a mesma no caso de uma infeliz eventualidade. Depois de escolher o contacto, pode enviar uma mensagem a essa pessoa para a informar.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ja_decidiu_o_que_vai_acontecer_a_sua_conta_de_facebook_quando_morrer.html

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *