As lições de empreendedorismo de Bel Pesce nos 40 anos do curso de Administração da Unesc

DSC_0146


Observar, se colocar no lugar do outro e fazer perguntas. Ações aparentemente simples, mas que muitas vezes são esquecidas quando o assunto é empreender, segundo a empresária e escritora Bel Pesce, que esteve em Criciúma pela primeira vez nesta sexta-feira (14/8), em palestra pelos 40 anos do curso de Administração da Unesc.
Bel falou sobre “Inovar todo dia” e trouxe experiências pessoais e de empresas de vários segmentos para falar sobre empreendedorismo para um público formado por professores e estudantes da Unesc, além de empresários e profissionais de toda a região. Durante a palestra, Bel, que vestia a camisa do Criciúma Esporte Clube, puxou o coro de “Parabéns a você” para o curso de Administração da Universidade.
Segundo ela, toda inovação parte da observação de várias questões, como por exemplo, o mercado e as necessidades das pessoas e passa pela empatia, para conhecer e entender o que o outro precisa. Em seguida, a palestrante elencou que para inovar, é preciso que a pessoa tenha clareza dos recursos que possui, faça perguntas para saber mais sobre determinado assunto. “A gente não pode se fechar e desconsiderar ideias, por mais loucas que elas possam parecer. Às vezes as melhores ideias vêm de algo que não é viável”, afirmou.
A palestrante comentou ainda que o medo de fazer algo diferente é um dos pontos que atrapalha a inovação, inclusive no âmbito pessoal. “Quem tem medo não assume riscos e, provavelmente, não irá criar algo muito novo”.

Bel Pesce

Fundadora da  FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades, um dos 30 jovens de até 30 anos escolhidos pela Forbes Brasil como exemplo de um time que está reinventando o país, a paulista está ainda entre os dez líderes mais admirados pelos jovens em 2014, conforme pesquisa da Cia de Talentos. Seus três livros, “A menina do vale”, “A menina do vale 2” e “Procuram-se super-heróis” tiveram mais de 2,3 milhões de downloads e seus vídeos no YouTube, mais de 4 milhões de visualizações. O vídeo que ela fez para a série de conferências TED Talks foi o mais visualizado no mundo em 2015, perdendo apenas para o de Bill Gates.

Evento

O evento de Administração foi o primeiro em Santa Catarina com compensação de carbono. A responsável pela será a Carbonfree, de Urussanga. Dados como o número de pessoas, de veículos e a quantidade de energia elétrica gasta durante o evento serão levados em conta na hora de mensurar o volume de gás carbônico gerado e a quantidade de árvores que deverão ser plantadas.
A coordenadora do curso, Izabel de Souza, afirmou que o evento foi o resultado de um trabalho em equipe e agradeceu professores e estudantes pelo empenho e por não medirem esforços para construir uma história de sucesso dos cursos de Administração da Unesc – linha de formação Geral e linha de formação em Comércio Exterior. “São 40 anos de sonhos e realizações. São mais de quatro mil profissionais formados e que estão colaborando com o desenvolvimento de vários locais onde atuam e com uma sociedade melhor. É um orgulho ter sido formada pelo curso e continuar fazendo parte desta história”.

Homenagens

As comemorações pelos 40 anos de Administração da Unesc incluíram homenagens a pessoas que fizeram parte da história do curso. O professor Abel Corrêa de Souza recebeu uma placa e representou todos os professores de Administração. Já o consultor Nilson Olivo, formado na primeira turma do curso da Unesc, recebeu uma placa para homenagear todos os egressos e acadêmicos.
A coordenadora do curso, Izabel de Souza, o reitor Gildo Volpato, as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta e de Administração e Finanças, Kátia Sorato, o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve e o presidente do CRA/SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina), Evandro Fortunato Linhares, também receberam o reconhecimento nas comemorações desta sexta-feira. Linhares também entregou para Izabel uma placa em que o CRA parabeniza o curso pelos seus 40 anos de trabalho de qualidade na formação de novos administradores.
Já os estudantes de Administração que ficaram em primeira e segundo lugar no primeiro semestre de 2015 no Sicad (Simulado Integrado de Conhecimentos de Administração), realizado pelo curso da Unesc. Os alunos de Administração foram representados no evento pelo presidente do CA, André Vinícius de Farias Uggione.
http://www.portalveneza.com.br/licoes-empreendedorismo-bel-pesce-nos-anos-curso-administracao-unesc/

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *