Você já treinou sua dose de empreendedorismo hoje?

Estamos em tempo de crise muito já ouvimos aquela máxima tire o “s” e surge a palavra crie. Na minha opiniãoessa máxima é verdadeira, uma vez que, precisamos de criatividade para encontrarmos novas possibilidades em nossa vida.
Estava eu, em uma de minhas aulas do curso de administração, quando o professor pergunta: Quem tem planos de empreender em um negócio próprio? E para a surpresa e ou um misto de decepção de nosso docente somente alguns poucos alunos levantaram a mão em um total de aproximadamente 40 alunos.
Consequentemente, me pergunto;por quealunos do curso de administração, dos semestres finais, não possuem um espírito empreendedor mais vigoroso? Um dos pontos chave para essa questão está no modelo educacional que estamos inseridos. Não aprendemosa pensar em soluções criativas para os chamados “problemas”, somos ensinados a seguir regras sem exercitar a criatividade no raciocínio, ou seja, sem ao menos saber a importância do empreendedorismo para as nossas vidas.
Esse método educacional, utilizado atualmente, prioriza somente a racionalidade lógica para todas as questões inclusive àquelas que se referemà vida; o que torna o pensamento extremamente viciado em buscar soluções para diferentes dilemas, como se fossem contas de matemática exata onde dois mais dois sempre será igual a quatro. E quando experienciamos uma questão com um grau maior de dificuldade, não devemos utilizar somente a lógica, mas sim outras habilidades que exigem o forte advento da criatividade
Ser empreendedor vai muito além de ter o perfil para abrir um negócio, ser empreendedor é um estilo de vida buscando um posicionamento diferenciado perante as coisas que nos cercam impulsionando a inovação em nossas atitudes.
Empreendedorismo é uma forma de pensar e agir, guiada por visão holística e liderança focada em agregar valor, este é o conceito utilizado pela Babson College, uma das principais escolas de negócios com foco em empreendedorismo. Trouxe essa apreciação, pois acredito que podemos empreender em diversos aspectos, inovando nos relacionamentos e condutas, nos velhos métodos de decisão, nos conceitos pré estabelecidos enfim existem inúmeras oportunidades tanto quanto inúmeras soluções criativas.
Aqui vai um exemplo, estava eu no metrô indo para o trabalho na véspera de um feriado quando escutei soar dentro do vagão a voz da operadora do metrô com uma atitude inovadora: em vez de ela simplesmente anunciar as estações de trem como de costume a mesma foi além, fez alguns comentários incentivando aos usuários do trem a importância de vivenciar o dia de folga com qualidade, citando algumas atividades prazerosas como visitar os amigos, realizar passeios, desfrutar a companhia de entes queridos... Aquela atitude surpreendeu-me e com certeza a mais pessoas dentro do metrô.
Que maravilha, estamos tendo coragem de comportamentos mais inovadores e já que estamos falando sobre a importância da educação, não podemos esquecer que somos educados, mas também educadores e fazendo referência a Paulo Freire “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”
Se nos faltaram, em algum momento, o incentivo ao empreendedorismo, às mudanças, ao começar de novo; digo-te que hoje é o dia para as nossas realizações. Se estamos em crise então vamos criar; novos negócios, oportunidades, hábitos, crenças, parcerias...esses momentos nos levam a reflexões mais profundas sobre como nos comportamos perante o novo e o incerto?
É importante lembrar que o treinamento nos leva a ter maiores condições de acerto, portanto incentivar e praticar uma conduta mais empreendedora é o que precisamos inserir em nossas vidas desde a mais tenra idade. Assim sendo fica a pergunta: você já treinou sua dose de empreendedorismo hoje?
http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/voce-ja-treinou-sua-dose-de-empreendedorismo-hoje/88732/

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *