Crise clama por qualificação profissional



Que o cenário brasileiro é de crise já se sabe. O que é preciso descobrir é como enfrentar esse momento. O que as empresas devem fazer? Como devem agir? As perguntas assolam o mercado atual, e, uma das alternativas certeiras é a qualificação profissional. A crise faz com que os executivos busquem especialização em determinadas áreas para minimizar os riscos que a economia traz nesse momento.
A busca por qualificação profissional aumenta significativamente em momentos de adversidade, o mercado exige profissionais preparados que vendam mais em menos tempo que tenham as competências necessárias para assumir determinados cargos empresariais. Ainda, as especializações tornam-se fundamentais para identificar o que está faltando no perfil do funcionário que possa fazer a diferença nesse momento. Vender, por exemplo, é uma tarefa que exige habilidades únicas. Atrair clientes, convencer pessoas a adotar estratégias, comercializar ideias. Para isso é preciso saber se comunicar e ter uma visão concreta de onde se quer chegar. A área de vendas é uma das que mais procura especialização nesse momento, pois é o segmento prioritário na estagnação do mercado.
Outra questão é que o profissional qualificado tem muito mais chances de crescimento na área em que atua, além de manter a empregabilidade em período de corte de serviços. Podemos dizer que o segmento de educação corporativa é contra o ciclo “normal” da economia, pois quando essa vai mal, cresce a procura por cursos de qualificação.
Sempre é importante buscar por conhecimento e especializações, independente de crise. O que acontece é que com a crise isso fica mais evidente, principalmente porque surge a necessidade da entrega de um trabalho bem desenvolvido, para não perder o cliente ou não perder o emprego, no caso dos funcionários. É preciso encontrar na crise uma oportunidade.
Sandro Luis Schuh é sócio da Produtivity
http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/crise-clama-por-qualificacao-profissional/102805/

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *