10 dicas para se tornar um jovem líder no trabalho

No início de suas carreiras, a maioria das pessoas não é particularmente vista como grandes líderes dentro do ambiente de trabalho. Além de estarem em posições menores dentro da hierarquia do escritório e não ter tanta experiência quanto os outros, os jovens tendem a ser mais tímidos e inseguros para assumir um cargo de liderança.
 
Mas, com a atitude certa, o olhar atento e a vontade de aprender, qualquer jovem profissional pode se destacar desde cedo. Conheça na galeria 10 dicas para se tornar um referencial de liderança dentro do ambiente de trabalho:
 
 
 
Dê crédito aos outros
Peça ajuda quando precisar, mas tente ao máximo finalizar seus projetos independentemente. Se você receber elogios ao terminar algo que alguém lhe ajudou a concluir, nunca se esqueça mencioná-las.
 
Conecte-se com seus colegas
Esforce-se para conhecer seus colegas de trabalho além do escritório. Esse tipo de aproximação demora um tempo, então não se apresse. Manter uma relação de amizade dentro do ambiente de trabalho é essencial para manter-se motivado e contente.
 
Faça seu trabalho e siga as regras
Alguns jovens profissionais estão tão envolvidos com outras coisas que não conseguem fazer nem as tarefas básicas do emprego. Se você tem um prazo, respeite-o – aliás, tente entregar antes da data limite. Não peça por mais tempo: arranje uma maneira de fazer dentro do seu horário. Respeitar essas regras é essencial para sempre ter a confiança das pessoas a sua volta e, principalmente, de seus superiores.
 
Sempre ofereça ajudaSempre ofereça ajuda
Como um novo funcionário, chegar com a atitude de “Estou aqui para ajudar” é a melhor estratégia para, eventualmente, estar em um cargo de liderança – além de ser o mais correto e educado. Procure por maneiras de cooperar mesmo que não peçam por sua ajuda. Durante as reuniões, fique atento às oportunidades de dar uma mão a alguém e fazer o projeto correr mais rápido.
 
Identifique áreas aonde você pode ajudar
Geralmente, os mais jovens tem muita mais facilidade com as novas tecnologias do que os mais velhos. Por isso, fique atento a qualquer problema nas áreas em que você tem mais habilidade – às vezes, existem normas dentro do ambiente de trabalho que nunca foram “desafiadas” e as pessoas estão apenas a espera de alguém que faça as coisas de uma maneira melhor e mais eficiente.
 
Mantenha-se curioso
Permaneça curioso e ansioso para absorver qualquer nova informação. Pense antes de julgar as situações e dar sua opinião. É ok se sentir sobrecarregado no início, mas tente manter a calma e ajudar o máximo que puder. 
 
Aprenda sobre a cultura da empresa
Escute e observe como a equipe trata os novos empregados – se tiver qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Fique de olho também no estilo e nas expectativas de seus supervisores: eles preferem saber de todos os detalhes ou feedback periódico? Eles são mais formais ou casuais? Aprenda e adapta-se!
 
 
Faça a lição de casa
Enquanto a maioria das habilidades e qualidades necessária para ser um bom líder vem apenas através de experiência, prática e observação, ler livros sobre o assunto ou procurar algum curso especializado em desenvolvimento profissional é sempre uma boa pedida. Quanto mais preparado você estiver, mais fácil será lidar com as situações mais complicadas.
 
Comece a se preparar antes de entrar no mercado de trabalho
A melhor forma de se preparar para qualquer cargo de liderança em seus futuros empregos é voluntariando-se em organizações sem fins lucrativos para ajudar com qualquer causa que lhe agrade. Comece com estes grupos pequenos, como em igrejas, associações – estes lugares estão cheios de oportunidades para liderar o conselho, o subcomitê, ou projetos especiais. Tente dedicar-se a isso durante a faculdade, ou antes de entrar no mercado de trabalho. Você irá herdar dezenas de habilidades para lidar com as pessoas e se sentirá mais confiante quando precisar fazer o mesmo em seu futuro cargo.
 
  
 
  

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