Coaching: a liderança que nasceu para dar certo


Muitas pessoas se perguntam como ser um grande líder? Quais competências devo desenvolver para me tornar esta pessoa que com simples atitudes é capaz de revolucionar o mundo que está a sua volta? As indagações são diversas, porém o mais importante é entendermos que cada detalhe do processo faz toda a diferença para se conquistar qualquer situação que colocamos como objetivo.
Esta palavra “detalhe” ou “ação de detalhar algo”, muitas vezes não se enquadra com cotidiano agitado das pessoas, já que as mesmas se esquecem de minudenciarem suas tarefas, ou seja, detalhar o que irão realizar naquele dia no trabalho e/ou na sua vida pessoal. E, muitos consideram o resultado como o mais importante e não o processo. Está aí o grande problema!
Coaching vem da palavra inglesa “coach” que significa treinador. Esse treinador, mediador, encoraja as pessoas a sua volta se torna um grande líder, pois se compromete com a as técnicas revolucionárias do coaching. A metodologia quando aplicada é como uma parceria criativa entre pessoas que inspira uma nova forma de pensar e leva à mudança.
O coach trabalha no processo da vida pessoal e na vida profissional das pessoas, despertando nelas uma reflexão de seus comportamentos pessoais sem julga-las e fazendo com que tenham uma percepção de que são necessárias algumas transformações para desenvolver novas competências criando assim, uma nova mentalidade para seus projetos de vida e carreira.
Sabemos que mudar não é algo fácil, pois se queremos que o outro mude temos que primeiro ser a mudança para ele por que palavras podem ate converter, mas é o testemunho que arrasta. Isso nos remete a pensar em algumas exigências que a própria vida pessoal e profissional nos faz para praticarmos estas mudanças, tais como:
1ª Superação da antiga percepção de trabalho. Vindo da palavra latina tripalium, o trabalho é visto como cansativo, sofrido e/ou escravo. É necessário olhar de uma forma nova e positiva, ou seja, de superação de todos estes sentimentos da essência da palavra e realizar cada tarefa como um “pular num trampolim” que nos leva a lugares mais altos observando que em cada dificuldade há uma grande oportunidade!
2ª Ser motivado para ser perseverante. É necessário cultivarmos uma motivação interna para que os nossos projetos sempre tenham um sentido. Notamos que muitas pessoas oscilam demais nesta motivação, pois estão tentando ser motivadas externamente e deixando de lado o seu interior que é o mais importante e por  isso elas caem em desânimos, angustias, ansiedades e desistem de caminhar, e consequentemente de seus objetivos. Por isso estar sempre bem interiormente é o detalhe maior para ser uma pessoa sempre motivada, pense nisso!
3ª Adquirir competências. Precisamos aprender a aprender novos fatos, aprender a fazer melhor tudo que está em nosso meio, aprender a conviver com as diferenças das pessoas respeitando e crescendo com elas. Precisamos também ser mais humano, onde o ter é importante, porém é no ser que devemos nos apegar, pois nisso se constrói o caráter, a personalidade de homens verdadeiramente felizes. Na vida tudo passa e o que nos resta é a essência do ser!
4ª Estudar. É e sempre será importante, pois adquirir conhecimento desenvolve em nós o amadurecimento. Nos tornamos mais conscientes das situações que nos cercam na vida pessoal e em nossas atividades profissionais. Muitas vezes a aprendizagem estará relacionada ao trabalho e como dito anteriormente, será necessário ter a superação para que não haja a desistência, principalmente nos dias em que não nos sentimos com vontade de estudar, pois deixamos de criar novas oportunidades. Não podemos viver somente de sentimentos, mas sim de decisões!
5ª Ser empreendedor. Construir a cada instante o que quer para seu futuro. É possível plantar semente de feijão e colher manga? Creio que não, logo não se deve achar que as oportunidades e objetivos surgirão do nada, é necessário plantar, perseverar e construir situações, que amadurecidas darão o seu fruto no seu tempo e nos tornarão pessoas de sucesso, pessoas felizes. Basta plantar o que se quer num bom terreno a todo instante e um dia saboreará o grande fruto. Vale a pena plantar, esperar e colher!
Se formos capazes de realizar estas exigências estaremos praticando a metodologia do Coaching nos motivando e também gerando no indivíduo um desenvolvimento maior de abertura para o novo em sua vida pessoal e profissional mais consciente dos seus desafios e ambições. Quando alguém pratica a metodologia do Coaching , há ali uma corrente que leva o outro a pensar, refletir e formar. Isso é ser líder!
Líder não é mandar, nem chefiar, mas sim mediar, despertar sempre nos outros a vontade de fazer acontecer.
Você não veio para este mundo para dar errado, mas sim para dar certo, CORAGEM!!!

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *