Criado o Grupo Gênero, Mídia e Sexualidade (Gemis)

Com objetivo de discutir a cobertura da imprensa quando os assuntos são gênero e sexualidade, foi criado o Grupo Gênero, Mídia e Sexualidade (Gemis). A iniciativa teve lançamento na terça-feira, 9, e reuniu jornalistas, estudantes, professores universitários e militantes em uma discussão sobre o tratamento da mídia destinado à população LGBT, foco de atuação do grupo. Na ocasião, uma das fundadoras, Fernanda Nascimento, afirmou que "a mídia não é a única esfera que reproduz preconceito, é só uma das esferas onde determinadas identidades de gênero e orientações sexuais são consideradas 'melhores que outras'".
---------gemis
(Imagem: Reprodução/Facebook)

A apresentação de Fernanda, que abriu o evento realizado em Porto Alegre, explicou que o "grupo se propõe a repensar as narrativas de veículos de comunicação, que muitas vezes reproduzem o preconceito em matérias e reportagens". Ela acredita que o projeto vai ajudar no combate do preconceito. De acordo com a proposta, o Gemis irá conversar com profissionais que não estão envolvidos diretamente na questão, além de realizar visitas às redações, palestras e oficinas em universidades.
Também presente no evento, o juiz e professor Roger Raupp afirmou que notícias sobre violência homofóbica ainda são escassas entre todas as produzidas sobre os LGBT's e que o destaque à parcela da população é insuficiente. Além disso, ele falou sobre liberdade de imprensa e contextualizou o assunto explicando diversos períodos da história.
Conheça os integrantes do Gemis
André Lacasi
Jornalista, fotógrafo e designer da Revista Bastião. Militante de Direitos Humanos e pesquisador de formação de identidade e sociedade em rede. Acredita em realidades paralelas e sonha em ser Ditador Gay num futuro próximo.

Débora Fogliatto
Feminista e jornalista, formada pela PUCRS e repórter do site Sul21. Começou a se interessar pelas temáticas de gênero e sexualidade durante a graduação, especialmente no período que passou estudando na Universidade de São Francisco, na Califórnia.

Felipe Viero
Jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos). Suas pesquisas envolvem a consolidação de sentidos sobre gênero, geração e sexualidade no jornalismo.

Fernanda Nascimento
Jornalista. Feminista. Repórter de política do Jornal do Comércio e mestranda em Comunicação Social na PUCRS, onde pesquisa as representações da homossexualidade nas telenovelas.

Jéssica Kilpp
Feminista, estudante de Jornalismo da Fabico – UFRGS e integrante do Diretório Acadêmico da Comunicação (Dacom). Atualmente, estagiária da ONG Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade e cada vez mais apaixonada por estudos de gênero e diversidade sexual.

Lauren Graef
Estudante de jornalismo, estagiária na coordenadoria estadual de diversidade sexual.

Luisa Stern
Advogada, mulher transexual, transfeminista, ativista digital, militante dos Direitos Humanos, direitos de travestis e transexuais pela ONG Igualdade-RS, advogada voluntária do grupo G8-Generalizando do SAJU/UFRGS e integrante da Comissão Especial da Diversidade Sexual da OAB/RS.

Marcia Veiga
Feminista, jornalista, mestre e doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS. Seus interesses de pesquisa são Gênero, Interseccionalidades, Jornalismo e Produção de Conhecimento.

Mayara Bacelar 
Jornalista e estudante de Ciências Sociais da UFRGS, atuou como repórter de economia e hoje é assessora de imprensa. Quer ver um mundo sem preconceito com as pessoas que ama.

Samir Oliveira
Jornalista formado pela PUCRS, repórter do site Sul21 e assessor de comunicação. Realizou coberturas e apurações de casos envolvendo agressões motivas por discriminação de identidade de gênero e orientação sexual. Acredita na comunicação social como ferramenta de transformação e num mundo livre de discriminações.

Sandro Ka
Artista visual, designer gráfico e ativista social junto ao SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, de Porto Alegre. Mestrando em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS e especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos pela FACED/UFRGS, tem interesse nas temáticas e relações entre Arte, Política e Sexualidade, com foco na Cultura LGBT.

Valeska Linauer
Feminista e Estudante de Jornalismo na ESPM-Sul. Amante das artes e interessada em estudos na área da opressão velada na mídia.

Vitor Necchi
Jornalista, professor, mestre e doutorando em Comunicação Social.

Carolina Hickmann
Estudante de Jornalismo da PUCRS. Militante dos Direitos Humanos e assessora de comunicação do Centro de Cultura e Pré-vestibular Resgate Popular.

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *