Cultura vaqueira inspira programa em TV australiana

Durante a Copa 2014, a Austrália irá conhecer o cotidiano e a história da cearense e mestra da Cultura Dina Martins
Canindé. O canal aberto da TV australiana A S B S (Special Bradcasting Service) está visitando o Brasil para mostrar personalidades que contribuem para o crescimento sócio-cultural do País. Depois da equipe passar pelo Rio de Janeiro, Recife e Natal, no Ceará, visitou Fortaleza e Canindé, onde escolheu como personagem a vaqueira Dina Martins, que também é Mestra da Cultura. Agora, o grupo segue para Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá e encerra a viagem em Manaus.
 
Para mostrar a cultura sertaneja e como vivem os vaqueiros, a apresentadora Fernanda de Paula entrevistou a vaqueira Dina Martins FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

Para o diretor do Programa This is Brasil, David Pters, o projeto tem como finalidade entrevistar personalidades brasileiras ligadas ao mundo esportivo e também cultural, com o intuito de enriquecer o trabalho.

Em Canindé, foram mais de oito horas de gravação sob uma temperatura de 37 graus, na Fazenda Sossego do empresário João Paulo, que cedeu gratuitamente o espaço para que fossem feitas as tomadas de imagens.

"O João Paulo foi de uma delicadeza tamanha. Ele nos cedeu cavalos, gado e até vaqueiro para que tudo desse certo", diz Dina Martins, que percorreu vários trechos da Fazenda montada em um cavalo, vestida bem ao estilo do vaqueiro típico, que pega boi na mata.

Riqueza cultural
O programa da TV australiana irá mostrar mais sobre a cultura do Brasil. "Isso é Brasil é um programa de culinária e estilo de vida da SBS, programado para ir ao ar durante a preparação para a Copa do Mundo do Brasil em 2014", explica a apresentadora Fernanda de Paula, brasileira de Minas Gerais e que mora na Austrália há mais de 20 anos.

De acordo com Fernanda de Paula, A SBS possui os direitos de televisão aberta para transmissão dos programas da Copa do Mundo na Austrália. "O formato é de 12 episódios de 25 minutos cada. As transmissões serão semanais em horário nobre ao longo de três meses. Será levado ao ar nas quintas-feiras à noite", diz a jornalista.

Estilo de vida
Apresentando a culinária exótica, pessoas apaixonadas e o vibrante estilo de vida do Brasil, cada episódio é dedicado a uma das 12 cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo. Fernanda de Paula, uma brasileira australiana apaixonada pelo seu País de origem, guia os espectadores em uma jornada de redescoberta das pessoas e cultura com as quais cresceu. Ao longo do caminho, ela irá revelar a alegre alma brasileira.

A SBS é um dos cinco canais nacionais de televisão aberta da Austrália e tem o objetivo de não só informar, mas também educar e entreter os australianos, e ao fazê-lo, refletir um pouco sobre a característica da sociedade daquele país da Oceania, que também é multicultural.

"Nós contamos as histórias da humanidade em mais idiomas do que qualquer outro canal no mundo. A SBS tem a tradição de produzir programas desse gênero e que conseguem não só ter qualidade, mas também ampla aceitação pública", disse Fernanda de Paula.

Empatia
Em carta, o embaixador do Brasil na Austrália, Rubem Corrêa Barbosa, explica a ideia dos Australianos de mostrar os costumes do povo brasileiro.

Em um dos trechos, ele diz que o Brasil é um país de uma cultura muito rica e que seu povo é hospitaleiro, e, agora com a proximidade da Copa do Mundo, as relações se estreitam e isso facilita o intercâmbio cultural de nossa nação.

Mais informações:

Shelley Hepworth (SBS - canal de TV Australiano)
Telefone: (61) 418 677 615
E-mail: shelley.hepworth@sbs.com.au

ANTÔNIO CARLOS ALVESCOLABORADOR

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *