Sacolas plásticas em pauta

 
 
Paulo de Araújo/MMA
Grupo de trabalho reúne setores público e privado para estudar e debater formas de reduzir o consumo do produto


 
 
 
 A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, instituiu, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13/11), Grupo de Trabalho (GT) para estudar o consumo sustentável de sacolas plásticas e propor o disciplinamento normativo da matéria. “O GT veio de uma demanda da sociedade”, explicou a gerente de Projeto da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente, Fernanda Daltro.

Entre as atribuições do grupo de trabalho está a identificação de tecnologias disponíveis no Brasil para a produção de sacolas plásticas e seus reais impactos no meio ambiente. O GT também será responsável por selecionar os conteúdos para campanhas de conscientização sobre os problemas decorrentes do uso e descarte inadequados das sacolinhas de plástico.
Participam do GT representantes das Secretarias de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Recursos Hídricos e Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas. O MMA convidará as seguintes entidades a participar do GT: Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça; Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro); instituições de defesa do consumidor da sociedade civil; entidades sem fins lucrativos do terceiro setor; instituições representativas dos setores supermercadista, de reciclagem, embalagens plásticas, fornecedores de resina para a produção de sacolas plásticas e setor acadêmico.

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *