Nota pública do Fórum Terça da Resistência Negra

ESTAMOS RECONQUISTANDO A TERÇA NEGRA COM LUTA!

 A melhor forma de homenagear Zumbi é seguir sua luta! Foi com este espírito que nós que fazemos o Fórum Terça de Resistência Negra decidimos homenagear Zumbi e a luta do povo negro neste Mês da Consciência Negra. Decidimos reativar o espaço como Terça da Resistência Negra, após uma deliberada política da Prefeitura de esvaziar este evento. Desde o carnaval de 2012 a programação estava inconstante e nos meses de agosto, setembro e outubro a Terça Negra simplesmente desapareceu. O argumento da Prefeitura e de dirigentes do MNU era que não se tinha dinheiro para consertar o palco que estava quebrado. Uma desculpa tão absurda como desrespeitosa, tanto por parte da Prefeitura como de dirigentes do MNU.

Decidimos realizar as quatro Terças da Resistência Negra de novembro sem apoio nenhum da Prefeitura e, se preciso, inclusive, sem o apoio da direção do MNU, mas desde o primeiro momento convidamos e convocamos o MNU para estar nesta luta, ao lado do povo e não da gestão da Prefeitura. Encaminhamos à Prefeitura no dia 1º de novembro solicitação dos seguintes itens para garantir a realização do evento: a) liberação do espaço do Pátio; b) Casa para servir de camarim para os grupos; c) utilização da energia elétrica do Pátio; d) instalação de banheiros químicos. A prefeitura atendeu aos três primeiros, mas disse não ter condições de colocar os banheiros químicos. Realizamos a Terça da Resistência Negra nos dias 06/11 e 13/11, bancando com recursos próprios o transporte para os grupos, toldos, som, logística, produção. A realização da Terça da Resistência Negra no dia 20 de novembro foi encaminhada em parceria com a Prefeitura, após ampla discussão no nosso Fórum, mas com a garantia de que não se tratava de trégua às críticas que temos em relação à forma como a Prefeitura vem tratando – de forma desrespeitosa, as demandas da população afrodescendente, sobretudo na área cultural.

Durante a realização desta Terça do dia 20 de novembro, a Prefeitura do Recife, na fala de uma representante da gestão, diante de todo o público, afirmou que a Terça Negra iria continuar até o final da gestão, em dezembro. Ao mesmo tempo, um representante do MNU também afirmou, também diante de todo o público, que a Terça Negra iria continuar. Esperamos que estas afirmações não tenham sido palavras ao vento, pois o que realmente buscamos em nosso Fórum Terça da Resistência Negra é que as Terças não acabem e, tão importante quanto, que os grupos culturais que ali se apresentam sejam melhor tratados, com cachê minimamente decente pelo menos; que o público também seja melhor tratado, com banheiros, com mais segurança e conforto; e que o espaço seja realmente de resistência cultural, religiosa e política. Portanto, se a Prefeitura reviu sua posição inicial, de que não tinha condições de manter a Terça Negra, sentimo-nos vitoriosos. Valeu a pena resistir e investir nossa militância no resgate da Terça Negra. Valeu a luta!

No entanto, nós vamos manter de pé a bandeira da realização da Terça da Resistência Negra. Na próxima terça feira, 27/11, já temos toda a programação e logística pronta para manter a nossa resistência, caso a Prefeitura e seus parceiros voltem atrás de novo. Esperamos que isto não aconteça e que possamos iniciar junto ao próximo governo um diálogo com outra correlação de forças, pois o que ficou nítido nesta história é que só se negocia com soberania e respeito mútuo quando estamos de pé, de cabeça erguida diante dos governos, e não submissos a estes. Sigamos na luta!

Fórum Terça da Resistência Negra

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *