IEA-RP debaterá a relação entre Ciência e Religião

 
O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), realizará a palestra “Ciência e Religião: quatro perspectivas” dia 26 de novembro, às 14h30, no Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP-USP), Avenida Bandeirantes 3900, Bairro Monte Alegre. O evento será apresentado por Osame Kinouchi Filho, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP), que discutirá quatro diferentes visões sobre a interação entre Ciência e Religião: o conflito, a separação, o diálogo e a integração.
 
Segundo Osame, a ideia de separação entre os campos Religioso e Científico já não parece ser viável devido aos avanços da Ciência em tópicos antes considerados metafísicos, tais como as origens do Universo (Cosmologia), da Vida (Astrobiologia), da Mente (Neurociências) e mesmo das Religiões (Neuroteologia, Psicologia Evolucionária e Ciências da Religião).

A palestra mostrará também que tentativas de integração forçada ou prematura entre Religião e Ciência correm o risco de derivar para a Pseudociência. Sendo assim, na visão do professor, uma posição mais acadêmica de diálogo de alto nível pode ser um antídoto para uma polarização cultural ingênua entre Ateísmo e Religiosidade.


O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo link http://www.iearp.blogspot.com.br/p/inscricoes.html, por email iearp@usp.br This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou telefone (16) 3602-0368. A palestra será transmitida ao vivo no site do IEA-RP: www.iea.rp.usp.br

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *