Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem início em PE


 
Nesta segunda-feira (15), tem a início a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, na Universidade Federal Rural (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife, às 16h. O evento é gratuito e destinado a pessoas de todas as idades. A programação inclui demonstração de experimentos, lançamento de foguetes, resultados de pesquisas, exibição de animais, bonecos gigantes e atrações culturais.

Como parte das atividades da semana, o Espaço Ciência, em Olinda, recebe a tradicional Caravana da Ciência, em parceria com pesquisadores da UFRPE, do Instituto Oceanário e de outras instituições. O público poderá conhecer produtos de experiências científicas, jogos, observar a estrutura de animais como tubarões, tartarugas marinhas, pinguins e baleias, além de se aproximar do mundo da astronomia, por meio de observação em telescópio e do lançamento de foguetes.

Também serão expostos bonecos de 18 cientistas pernambucanos, com apresentação de suas biografias e experimentos relacionados. Na programação do Espaço Ciência, o público contará com 23 oficinas, 4 exposições e visita guiada. Dentre as invenções, está o fogão solar, que exemplifica o tema da semana neste ano: “Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde”. “Estamos aproveitando uma energia disponível amplamente entre nós, que é a energia do sol, evitando a queima de combustíveis fósseis, num processo pouco poluente”, comentou Antônio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia, com apoios regionais. Em Pernambuco, o Espaço Ciência coordena o evento, cujo encerramento será em Garanhuns, com a participação de todas as entidades envolvidas, no polo da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE).

Profissões

A VIII Feira de Profissões acontece no campo de futebol da UFRPE nos dias 17 e 18 de outubro, das 9h às 20h, com entrada gratuita. O evento tem como objetivo possibilitar ao
estudante do ensino médio, das redes pública e privada, o contato com os cursos (presenciais e a distância) ofertados pela universidade.

IFPE

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no Recife, também realiza atividades sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No programação está, na terça (16), uma palestra com Arthur Alem, engenheiro pernambucano contratado pelo Facebook após uma experiência de estágio.

O evento faz parte da programação do campus para a semana, que acontece até sexta. A entrada é gratuita, o evento é aberto ao público.

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *