Escola de Jaboatão vence Concurso de Bandas e Fanfarras de PE

G1
 
O ginásio do Colégio Liceu, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, ficou lotado no domingo (21), para ver o Concurso de Bandas e Fanfarras de Pernambuco. Jovens de várias escolas do estado se reuniram e marcharam para participar da competição, que exigiu durante todo o ano empenho e dedicação de alunos.

Participar do concurso significa concluir um projeto de muito esforço para os estudantes da rede pública de ensino, a exemplo dos da Escola Murilo Braga, de Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife. “É bem puxado mesmo. Nossos ensaios são quatro vezes por semana; sábado e domingo, é em torno de quatro horas por dia”, comentou o estudante Douglas de Paula Almeida.

A música é o que dá sentido à vida de Joás Lobão, de 21 anos. “Começou com uma simples brincadeira de criança, batendo latas, quando descobri que era isso que eu queria na verdade. Assim com diz na teoria musical, a música é a arte dos sons e sentimentos. Todos os meus sentimentos estão dentro da música”, disse.

Ao todo, 20 bandas e fanfarras participaram da 17º edição do concurso, cada uma com 45 integrantes, em média. Os grupos competiram em sete categorias: fanfarras simples; marcial infantil; infanto-juvenil e juvenil; musical juvenil e master; e banda show. As apresentações foram acompanhadas atentamente por 12 jurados e pela torcida.

Antes do resultado final, a Rede Globo Nordeste recebeu duas homenagens pelo incentivo às bandas e fanfarras. “É possível que se chegue até o final do ano com mais de 500 bandas em todo o estado de Pernambuco. Isso é inclusão social através da música. E a Globo sempre trabalha com esse foco, de ajudar a comunidade e prestando serviço”, falou Ronan Drummond, diretor de projetos especiais da Globo Nordeste.

O coordenador geral do concurso, Jaílson Gomes, elogiou o crescimento dos grupos em relação à última edição. “É uma coisa muito bonita, trabalhada e de uma formação perfeita e supereducacional. O aluno realmente sai sabendo tocar um instrumento, da percussão ao sopro”, falou.

CampeãA campeã geral do Concurso de Bandas e Fanfarras foi do bairro de Cavaleiro, em Jaboatão: A Escola Professor Moacir Albuquerque. A nota foi 75,6.

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *