Em PE, festival internacional discute culturas e línguas de origem latina

G1 PE
 
 
As nações de cultura neolatina vão ter um espaço para discutir sua diversidade linguística e cultural. É o Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas (Festlatino), que começa nesta terça-feira (23) e vai até sexta (26), na Caixa Cultural Recife. Esta já é a sexta edição do congresso, que, este ano, levanta o tema “A expansão das línguas neolatinas na África e o diálogo Europa Latina / América Latina na contemporaneidade”.
 
O evento é aberto ao público, que vai poder participar de palestras, mostras, lançamentos de livros, exibição de documentários, recitais poéticos e apresentações de grupos folclóricos e artísticos. As nações neolatinas são aquelas cuja língua tem origem no latim, espalhadas pelo mundo inteiro. Foram convidados representantes de países como França, Canadá (Québec), México, Argentina, Angola, China (Macau), entre outros. O evento ultrapassa o conceito de festivais literários porque mantém uma continuidade, envolvendo personalidades do mundo da cultura, artistas, diplomatas, autoridades governamentais, escritores, professores, estudantes e público em geral.
De acordo com o presidente do Movimento Festlatino, Humberto França, o principal objetivo é promover um grande encontro entre as nações. “A ideia é aproximar esses países de cultura neolatina, que têm línguas semelhantes, estejam eles situados na Europa ou na África, e discutir as possibilidades de diálogo”, explica. O movimento surgiu no Recife, em 2006, com esse objetivo de aproximar as nações e seus povos.
O Brasil é considerado o país oficial da união de culturas. “Nosso país tem essa característica de reunir vários povos diferentes e de promover essa mistura cultural. E a razão principal de o Brasil ser sede deste evento é que é o maior país de língua neolatina falante do mundo”, conta França.
O presidente do movimento explicou ainda que é fundamental estimular o estudo de outras línguas. “Precisamos incentivar o estudo do espanhol, principalmente aqui no Brasil. Temos muitos vizinhos que falam esta língua e dominá-la é fundamental para estabelecer e fortalecer esses laços”.
 
O Festlatino também terá atividades na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Aliança Francesa e no Gabinete Português de Leitura. Toda a programação pode ser conferida no blog do evento. A abertura será hoje, às 19h, na Fundação Joaquim Nabuco, no bairro de Casa Forte, no Recife. Para outras informações, o telefone de contato é o (81) 3073.6363.

Serviço
Movimento Festlatino - Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas
De terça-feira (23) a sexta-feira (26)
Na Caixa Cultural Recife, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Aliança Francesa
Das 15 às 21h
Entrada gratuita

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *