Últimas Notícias

Geledés
O Diário de Notícias vai enviar às autoridades denúncias sobre comentários feitos no seu site que indiciam a prática de crimes de discriminação racial previstos no Código Penal. A decisão foi anunciada pela direção do jornal no início desta semana e significa que o DN se alheia de gerir os comentários na sua página. Explica o subdiretor Pedro Tadeu: Entende o Diário de Notícias que só os tribunais podem sentenciar sobre [...].

Geledés
Prisioneiros de guerra sequestrados do continente africano se revoltam e assumem o controle do navio Negreiro “La Amistad” em julho de 1839 e acabam confiando em dois mentirosos brancos, tripulantes sobreviventes da revolta, que os enganam e após dois meses no mar foram capturados por um navio norte-americano e levado para os USA, onde são acusados de assassinatos e levados a julgamento. Você pode assistir ao filme “Amistad” de 1997, dirigido por Steven Spielberg na nossa seção de cinema, ao lado. [...].

Geledés
Leci Brandão ressalta a importância da criação de ações afirmativas ao Movimento Negro. Compositora e umas das mais importantes intérpretes e de samba da música popular brasileira, Leci Brandão esteve no Palácio do Rio Branco, na manhã desta quinta-feira, 12, para apresentar propostas voltadas ao Movimento Negro de Ribeirão Preto. Deputada Estadual, sua atuação dá ênfase a igualdade racial e combate ao racismo e, portanto foi escolhida como madrinha do Movimento Negro em Ribeirão [...].

Geledés
As iniquidades em saúde vivenciadas pela população negra brasileira, resultantes das desigualdades históricas do país, impactam diretamente nas condições de vida dessas pessoas que, além de morrerem mais jovens, possuem maiores taxas de mortalidade materna e infantil e apresentam mais registros de doenças crônicas e infecciosas. Para aprofundar as discussões sobre as pesquisas no campo da saúde da população negra e debater a implementação das políticas de saúde voltadas para negros e negras [...].

ABPN
Sétima edição do evento acontece de 16 a 20 de julho e deverá reunir cerca de 1.000 participantes. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) sediará a partir da próxima segunda-feira (16) a sétima edição do Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) – Copene, que terá como tema “Os desafios da luta antirracista do século XXI”. O evento deverá reunir cerca de 1.000 participantes, entre pesquisadores/as nacionais e internacionais, acadêmicos/as e ouvintes. [...].

Igualdade e Identidade
O que foi revelado em “Entre Brasil e África: construindo conhecimento e militância” pode ser visto como o convite à vida feito por uma intelectual comprometida com os princípios da fraternidade e da justiça social. E, ainda, como a demonstração de que na luta (tantas vezes dura) pelo bem-estar de todos a ternura e a inteligência são a maior força de qualquer natureza. A professora Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutora [...].

Igualdade e Identidade
Não é comum a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se pronunciarem em conjunto sobre temas da agenda nacional, como fizeram em junho contra o novo Código Florestal, que julgaram “indulgente”. Agora, unem forças para atacar cotas em universidades federais.Nada menos que 56 desses estabelecimentos de ensino superior se lançaram numa greve irresponsável, que só prejudica seus alunos. A nota da ABC e da SBPC, no entanto [...].

Igualdade e Identidade

Em reportagem especial sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, a Folha de S. Paulo publicou dia 9, entrevista com o autor do livro “A Legião Negra” (Selo Negro Edições), o jornalista Oswaldo Faustino. A reportagem, intitulada “Soldados negros que lutaram por SP são tema de livro”, destaca a importância da participação de negros paulistas no movimento. Romance histórico, a obra aborda uma faceta pouco conhecida da história nacional: a participação voluntária de um grande número de afro-brasileiros [...].
___________________________________
PARCEIROS DO CEDEESPE SOMANDO FORÇA POR UM MUNDO MELHOR
- ALIANÇA LGBT/PE - ASSOC.LGBT DE COMUNIDADE E TERREIRO - MNU LGBT -
ENCONTRO AO AR LIVRE (APREDENDO A AMAR AMANDO - AMANDO O PRÓXIMO COMO A TI)
- GRUPO CULTURAL TRONCO D'JUREMA - GRUPO CULTURAL INZO ANGOLA -
EURODATA CURSOS PROFISSIONALIZANTES -

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *