Últimas Notícias


Balotelli e o Racismo na Eurocopa 2012
 Correio Nagô
 03/07/2012 Contra a Espanha e a Croácia, bastava a bola chegar a Balotelli e das arquibancadas vinha o mesmo som. Torcedores imitando macacos. Espanhóis e croatas o comparavam a símios por ser negro. Em plena Eurocopa, mais uma demonstração nojenta de racismo. Contra a Irlanda, ele marcou um gol e se preparava para desabafar, mostrar sua ira contra os torcedores, mas foi calado pelos companheiros italianos. Com as mãos, taparam sua boca para que não ofendesse ninguém e fosse expulso, suspenso. [...].

Relatora inclui 16 direitos em PEC sobre trabalho doméstico Geledés 03/07/2012 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/10, que aumenta os direitos trabalhistas dos empregados domésticos, está pronta para ser votada na Comissão Especial sobre Igualdade de Direitos Trabalhistas, que analisa o tema. A relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ) decidiu acrescentar 16 direitos para a categoria, entre eles Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), remuneração do trabalho noturno superior ao diurno, jornada de 44 horas semanais, hora extra, salário-família [...].

Defensoria Pública aponta violação a direitos humanos fundamentais de comunidade quilombola Combate ao Racismo Ambiental 03/07/2012 A supressão e violação de direitos fundamentais básicos das 250 famílias da comunidade quilombola Kalunga do Mimoso, situada entre os municípios de Arraias e Paranã, serão levadas aos Poderes, Comissões e Instituições Públicas pela Defensoria Pública do Tocantins, por meio de Relatório elaborado após constatações, in loco. No último dia 1º de junho, defensores públicos, analistas jurídicos, pedagogas e assistentes sociais levantaram as necessidades locais mais urgentes da comunidade, realizando 60 [...].

Lançamento da revista da ABPN – Edição nº 7 ABPN 03/07/2012 A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as informa a todos e todas que foi lançada a 7ª edição da sua Revista (www.abpn.org.br/Revista) voltada para a discussão sobre Relações Étnico-Raciais. Tendo recebido mais de sessenta artigos para avaliação, esta edição é a última organizada pela atual Diretoria da ABPN. A Revista da ABPN estará sempre aberta a sugestões e a indicações de trabalhos, temas e contribuições que façam avançar o conhecimento e estimulem a reflexão de interesse de negras e negros [...].

Olodum, o Negro e a História Correio Nagô
 02/07/2012 Particularmente, as letras e as canções da Banda Reggae Olodum sempre me fascinaram, sobretudo pela maneira simples e inteligente de combater o racismo, resgatando as múltiplas contribuições históricas e culturais dos agentes sociais excluídos pela historiografia eurocêntrica e oficial, do Brasil. Na verdade, como diz uma das letras musicais do Movimento Negro Olodum- A Força dos Deuses: “Salve Olodum Historiador”. Partindo dessa perspectiva crítica ao afirmar ser conhecedor [...].

Sacerdotisa de Matriz Africana tem seu RG com vestes sacerdotais!
 Correio Nagô
 02/07/2012 Hoje é um dia especial!A assessoria do Dr. Laércio Benko (Pai Osvaldo Trajano e eu) esteve presente num momento único da Mam’eto Indemboakenã Angola do Abaça Indemboakenã Matamba Raizes de Angola da Vila Brasilândia, onde ela é a 1.ª Sacerdotisa do Estado de São Paulo e quiça do Brasil a ter seu R.G. com suas vestes sacerdotais! Agradecemos ao Poupa Tempo da Lapa, por tratar os sacerdotes de Matriz Africana ou de outros segmentos com o respeito, carinho e conforme esta previsto [...].

A Militância do Movimento Negro no Brasil
 Correio Nagô
 02/07/2012 A despeito de toda essa discussão concernente a racismo, exclusão social, identidade racial, etnia, ancestralidade, preconceito, enfim, todas essas questões que só quem vive no dia a dia, ou quem nasceu negro compreende, identifico nesse contexto algo muito semelhante ao que vemos na mídia todos os dias: muito discurso, poucas ações. Estou falando do discurso dos “acadêmicos de plantão”, aqueles com os substantivos terminados em “ólogos”, não todos, mas a grande maioria só têm discurso vazio. [...].

Unesco declara Rio como Patrimônio Cultural da Humanidade
 Combate ao Racismo Ambiental 02/07/2012 Rio de Janeiro – O Rio de Janeiro foi escolhido neste domingo (1º), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural da Humanidade. Com isto, a cidade se torna a primeira do mundo a deter o título na categoria paisagem cultural urbana. A escolha se deu durante a 36ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (36ª WHC), que ocorre em São Petersburgo, na Rússia, em votação que estava prevista para ocorrer inicialmente ontem (30). [...].

SEPPIR insere comunidades quilombolas nas pautas dos governos
 Seppir 02/07/2012 Com o objetivo de inserir a questão das comunidades remanescentes de quilombos nas pautas dos gestores públicos municipais e estaduais, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) realiza mais um seminário integrado do Programa Brasil Quilombola (PBQ). Na próxima segunda-feira (02), o evento acontece no município do Vale do Ribeira, localizado no estado de São Paulo. Durante o encontro, são discutidas ações voltadas para o direito à terra, saúde, educação, incentivo [...].

 
___________________________________
PARCEIROS DO CEDEESPE SOMANDO FORÇA POR UM MUNDO MELHOR
- ALIANÇA LGBT/PE - ASSOC.LGBT DE COMUNIDADE E TERREIRO - MNU LGBT -
ENCONTRO AO AR LIVRE (APREDENDO A AMAR AMANDO - AMANDO O PRÓXIMO COMO A TI)
- GRUPO CULTURAL TRONCO D'JUREMA - GRUPO CULTURAL INZO ANGOLA -
EURODATA CURSOS PROFISSIONALIZANTES -

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *