Últimas Notícias

Prefeitura apresenta estudo sobre o mercado de trabalho das mulheres no Recife Geledés
 A Prefeitura do Recife apresentou a pesquisa sobre o perfil do mercado de trabalho das mulheres no Recife nos anos 2000, que foi elaborada pelo Observatório do Trabalho do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O evento aconteceu no auditório da Agência Condepe – Fidem, localizado no bairro da Boa Vista. A pesquisa, de iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), mostra o compromisso político do Governo [...].

Imigrantes africanos denunciam racismo no Brasil Geledés
 Durante um protesto realizado nesta quinta-feira, dia 21, em São Paulo, imigrantes africanos denunciaram que são vítimas de racismo no Brasil. O ato foi realizado em frente à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Os manifestantes reivindicaram um pedido formal da presidente Dilma Rousseff ao povo africano em razão do assassinato da estudante angolana Zulmira de Souza Borges Cardoso, executada há um mês no bairro do Brás, em São Paulo. [...].
Sociedade brasileira comemora aprovação dos 10% do PIB para a educação pública Geledés
 Centenas de ativistas, estudantes, professores, gestores e especialistas de educação comemoraram na noite desta terça-feira, 26/6, a aprovação do percentual equivalente a 10% do PIB para a educação pública. Depois de 17 meses em tramitação na Câmara dos Deputados, o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) foi finalmente aprovado pela Comissão Especial que analisa a matéria. Em relação à meta 20, sobre o financiamento da educação, deputados e deputadas foram unânimes em aprovar [...].

Secretário anuncia proposta de plano nacional com cotas para negros Geledés
 O secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção à Igualdade Racial (Seppir), Mário Lisboa Teodoro, declarou, nesta quarta-feira (27), que o órgão deverá entregar à presidente Dilma Rousseff, nos próximos dias, uma proposta de plano nacional de ações afirmativas. Entre as medidas previstas no documento estão cotas para negros em todas as universidades federais, em concursos públicos e em empresas que receberem verbas da União. [...].

 O papa Bento XVI autorizou a beatificação da brasileira Francisca Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, considerada, no século XIX, uma santa em vida por sua defesa dos mais pobres, indicou nesta quinta-feira o Vaticano. A data da cerimônia ainda não está definida. O anúncio foi feito pelo gabinete de imprensa de Santa Sé, que divulgou a lista com os decretos assinados pelo papa. O documento cita, sem dar detalhes, um milagre ocorrido por intercessão da brasileira. [...].

Declaração final cúpula dos povos na Rio+20 Correio Nagô Movimentos sociais e populares, sindicatos, povos e organizações da sociedade civil de todo o mundo presentes na Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, vivenciaram nos acampamentos, nas mobilizações massivas, nos debates, a construção das convergências e alternativas, conscientes de que somos sujeitos de uma outra relação entre humanos e humanas e entre a humanidade e a natureza, assumindo o desafio urgente de frear a nova fase de recomposição do capitalismo e de construir [...].

DPJ/CNJ vai pesquisar participação de negros e índios no Poder Judiciário Igualdade e Identidade O Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ) vai pesquisar a adoção de cotas raciais no Brasil e em outros países. O departamento também vai apurar qual a participação atual de negros e índios nos quadros do Poder Judiciário. A decisão de pesquisar o tema foi tomada em reunião quarta-feira (20) entre o conselheiro Jefferson Kravchychyn e a secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Ângela Nascimento. [...].

Seppir promove fórum de trabalho decente Igualdade e Identidade Na próxima terça-feira (3), acontece no auditório da Seppir, em Brasília, o Fórum Nacional de Trabalho Decente para o Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial. O evento objetiva discutir e refletir sobre os desafios e dificuldades imersas nas relações do mercado de trabalho. Os temas serão: Racismo no Mundo do Trabalho,Políticas de Igualdade Racial no Mundo do Trabalho, Trabalho Decente e Desenvolvimento, Agenda Governamental de Trabalho Decente para o Enfrentamento [...].

Afro XXI terá publicação Seppir Este ano, o Mês da Consciência Negra será marcado pelo lançamento na capital baiana, da publicação do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Afro XXI. O documento sintetizará os debates das entidades da sociedade civil, os discursos dos chefes de estado e o texto final da Declaração de Salvador. A decisão saiu de uma reunião realizada hoje (28) na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) com as organizações parceiras do Afro XXI. [...].

Comissão debaterá política de patrocínio para incentivar cultura negra Geledés
 A Comissão de Educação e Cultura realizará audiência para debater a implementação de política de patrocínio para incentivar a cultura e as artes negras em suas variadas linguagens: teatro, música, dança, cinema, fotografia, artes visuais, artes plásticas e literatura. A comissão convidará para o debate, previsto para agosto, as ministras da Cultura, Anna de Holanda; e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros. [...].

Netinho exige espaço em palanque e programa de TV para apoiar Haddad Geledés
 Para deixar suas pretensões de ser prefeito de São Paulo, o vereador Netinho de Paula (PCdoB) assumiu o papel de noiva abandonada e fez uma série de exigência antes de “entregar o buquê” a Fernando Haddad e fechar o apoio entre seu partido e o PT. O ponto central da negociação entre as legendas foi a reeleição de Netinho, que terá espaço no palanque de Haddad e discursará em todos os comícios do petista. Além disso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está empenhado pessoalmente em [...].

Trabalho escravo resiste na ambição e impunidade Geledés
 Após 124 anos da sanção da Lei Áurea (13 de maio de 1888), as questões do trabalho escravo ainda são contemporâneas. Tramita no Senado a PEC do trabalho escravo, que fora aprovada como PEC 438 na Câmara dos Deputados, no dia 22 de maio. Depois de quase oito anos parada à espera de votação, congressistas aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional. O projeto pelo fim do trabalho escravo desafia ruralistas que fizeram de tudo para adiar a votação da proposta que estava prevista para o dia 9 [...].

 
___________________________________
PARCEIROS DO CEDEESPE SOMANDO FORÇA POR UM MUNDO MELHOR
- ALIANÇA LGBT/PE - ASSOC.LGBT DE COMUNIDADE E TERREIRO - MNU LGBT -
ENCONTRO AO AR LIVRE (APREDENDO A AMAR AMANDO - AMANDO O PRÓXIMO COMO A TI)
- GRUPO CULTURAL TRONCO D'JUREMA - GRUPO CULTURAL INZO ANGOLA -
EURODATA CURSOS PROFISSIONALIZANTES -

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *