Últimas Notícias


Pesquisa aponta traços de racismo na Literatura de Cordel Geledés 01/06/2012Uma pesquisa intitulada “Nordeste Brasileiro: A representação do Racismo à brasileira dentro da Literatura de cordel (1900-1950)” de uma aluna do curso especialização da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) revelou que nesse tipo de literatura, bastante popular no Nordeste, encontramos traços do racismo presentes no cotidiano. A aluna Cinthia Roberta Santos explicou que em seu trabalho ela queria refletir sobre as questões étnico-raciais que estiveram presentes no processo de construção da identidade [...].

Professora de Juazeiro lança livro sobre alfabetização de afrodescendentes Geledés 01/06/2012Com o intuito de sintetizar o universo da escravidão do negro africano em todo o mundo e estudar os efeitos do programa de Alfabetização Solidária (AlfaSol) na educação de jovens e adultos no interior da Bahia, entre outras reflexões, a professora da UNEB Maria Beatriz Figueirêdo traz para o centro das discussões o livro O afrodescendente egresso do AlfaSol em Remanso: origem, cultura e situação de inclusão socioeconômica, publicação que apresenta aspectos de inclusão social como principal [...].

Comunidade negra foi homenageada na Câmara de CG Geledés 01/06/2012Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande homenagearam na manhã desta quarta-feira (30) 40 personalidades campo-grandenses durante a Sessão Solene de outorga do Prêmio Aparício Luis Xavier de Oliveira – Mister APA, em comemoração ao Dia da África e mês da Consciência Negra. A solenidade teve início com a apresentação cultural do Grupo Sampri, formado por 3 irmãs nascidas e criadas nas rodas de samba, Luciana no pandeiro, Renata no violão e Magally no cavaquinho [...].

Senado aprova a criação de mais de 77 mil cargos em instituições federais ABPN 01/06/2012O Senado Federal aprovou ontem, quarta-feira, 30, o Projeto de Lei nº 36/2012, oriundo da Câmara dos Deputados, que autoriza o Ministério da Educação a criar mais de 77 mil cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas para as instituições federais de ensino. Segundo a proposta, que obteve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania também nesta quarta-feira, e foi ao plenário para análise em regime de urgência, serão instituídos 43.875 cargos de professor e criados, ainda, 27.714 [...].

Índios e quilombolas cuidam melhor das matas que o Estado Combate ao Racismo Ambiental 01/06/2012Brasília. A área de florestas sob o controle de comunidades locais e indígenas nos países em desenvolvimento aumentou de 21% para 31% nos últimos 20 anos. Mas essa conquista de milhões de comunidades tradicionais que vivem nesses territórios corre o risco de retrocesso, avalia o grupo de organizações internacionais, regionais e comunitárias conhecido como Iniciativa para Direitos e Recursos (RRI, na sigla em inglês). O estudo, divulgado ontem pelo grupo, analisou a situação em quase 75% [...].

Pesquisador defende saber sobre as religiões de matriz africana
 Igualdade e Identidade 01/06/2012A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, realizou em maio o “ V Seminário Racismo e Antirracismo ” com palestras que debatem principalmente o combate a discriminação nas escolas.Na abertura da programação, com o tema “Afrodescendentes e Discriminação”, o professor Sergio Paulo Adolfo (UEL) alertou, para a necessidade da promoção de trocas culturais em sala de aula, respeitando a cultura que o aluno traz de casa e oferecendo a cultura [...].

Frases do prêmio Nobel Desmond Tutu
 Igualdade e Identidade 01/06/2012Há racismo aqui e em todos os lugares do mundo. O importante é tornar o racismo aparente para poder combate-lo. É muito perigoso quando as pessoas pensam que o racismo não existe mais. Quando isso acontece, o racismo torna-se um veneno que vai contaminando lentamente nossa sociedade”. O prêmio Nobel da Paz sul-africano Desmond Tutu No Brasil veio ao Brasil participar do 5º Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. Na oportunidade, o arcebispo anglicano que foi um [...].

Seppir convoca reitores a pensar ampliação de ações afirmativas
 Seppir 01/06/2012Até 2020, 50 mil estudantes afro-brasileiros serão beneficiados com ações afirmativas implementadas em instituições de ensino superior. A iniciativa representará investimentos de R$1,13 milhão e está prevista no Programa Nacional de Ações Afirmativas (PNAA), que o governo federal está elaborando sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Educação, trabalho, comunicação e cultura são as dimensões focadas na proposta, que visa à redução [...].
___________________________________
PARCEIROS DO CEDEESPE SOMANDO FORÇA POR UM MUNDO MELHOR
- ALIANÇA LGBT/PE - ASSOC.LGBT DE COMUNIDADE E TERREIRO - MNU LGBT -
ENCONTRO AO AR LIVRE (APREDENDO A AMAR AMANDO - AMANDO O PRÓXIMO COMO A TI)
- GRUPO CULTURAL TRONCO D'JUREMA - GRUPO CULTURAL INZO ANGOLA -
EURODATA CURSOS PROFISSIONALIZANTES -

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *